Ciclo de Leitura

“LEIA para viver!” (2021)

Autores

  • Mônica Gomes da Silva Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Magnólia OLIVEIRA DE SOUSA Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Palavras-chave:

Leitura Literária, Fruição Estética, Literatura Brasileira.

Resumo

O presente trabalho é um relato de experiência desenvolvido, conjuntamente, pela bolsista e a docente orientadora acerca do projeto de extensão Ciclo de Leitura “LEIA para viver!”, vinculado ao Grupo de Pesquisa e Extensão LEIA (Leitura, Escrita, Identidade e Artes). O Ciclo realizou, no ano de 2021, a homenagem a alguns marcos da literatura brasileira como os 120 anos de António de Alcântara Machado e Cecília Meireles, os 140 anos de Lima Barreto e os 190 anos de Manuel Antônio Álvares de Azevedo. A fim de relatar a experiência do ciclo, o trabalho está dividido em três tópicos: discussão teórica, descrição da metodologia adotada e a participação do bolsista e os resultados alcançados. Para a fundamentação teórica foram utilizados, principalmente, os estudos de Antonio Candido (2011), Magda Soares (1995), Leyla Perrone-Moisés (2016), Roland Barthes (2013), Tzvetan Todorov (2009) e Vincent Jouve (2002), entre outros, além de trabalhos que tratam da produção dos escritores homenageados. Ao fim, descrevem-se os procedimentos adotados para a realização das atividades de leitura, bem como a recepção do público participante da proposta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magnólia OLIVEIRA DE SOUSA, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Possui curso-tecnico-profissionalizante em Técnico em Agroindústria pelo Centro Territorial de Educação Profissional do Vale do Jiquiriçá(2013) e ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Estadual Professor José Aloísio Dias(2010). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa.

Referências

BARTHES, Roland. Aula. Trad. e Pref. de Leyla Perrone-Moisés.16. reimpr. da 1. ed. 1980. São Paulo: Cultrix, 2013.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: ________. Vários escritos. 5. ed. corrigida pelo autor. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011, p. 171-193.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. 9. reimp. São Paulo: Contexto, 2019.

JOUVE, Vincent. A leitura. São Paulo: Editora Unesp, 2002.

MANGUEL, Alberto. O leitor como metáfora. O viajante, a torre e a traça. Trad. José Geraldo Couto. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2017.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. In: ______. Mutações da literatura no século XXI. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2016. p. 70-84.

SARLO, Beatriz. Modernidade periférica: Buenos Aires 1920 e 1930. Trad. e posfácio de Júlio Pimentel Pinto. Prólogo de Sérgio Miceli. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

SEVCENKO, Nicolau. Literatura como missão. São Paulo: Brasiliense, 1985.

SOARES, Magda. As condições sociais da leitura: reflexões em contraponto. In: ZILBERMAN, Regina; SILVA, Ezequiel T. Leitura: perspectivas interdisciplinares. 3. ed. São Paulo: Ática, 1995, p. 18-29.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Trad. Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.

Arquivos adicionais

Publicado

28.07.2022

Como Citar

Gomes da Silva, M., & OLIVEIRA DE SOUSA, M. (2022). Ciclo de Leitura : “LEIA para viver!” (2021). Revista Extensão E Cultura Da UFRB, 22(1), 150–156. Recuperado de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/2863

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.