LABORATÓRIO VIRTUAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA:

UMA ALTERNATIVA PARA AULAS REMOTAS

Autores

  • Talita Guilherme da Silva UFPB
  • Thiago Vinicius Silva de Medeiros UFPB
  • Max Rocha Quirino UFPB
  • Guilherme Leocárdio Lucena dos Santos UFPB

Palavras-chave:

Atividades remotas, Laboratório virtual, Ensino de ciências da natureza

Resumo

As atividades experimentais são práticas indispensáveis no processo de construção do conhecimento das ciências da natureza. A ausência de laboratórios de ciências é uma realidade presente na maioria das escolas, principalmente na rede pública de ensino. A inclusão de ferramentas virtuais na educação tem sido identificada como uma alternativa para ilustrar a teoria e, sobretudo, os aspectos práticos de aulas experimentais. A utilização de laboratórios virtuais tornou-se viável pois, esses instrumentos puderam simular fenômenos químicos, físicos ou biológicos que se aproximaram muito da realidade. Este relato de experiência tem como finalidade apresentar a ação extensionista que foi executada mediante a realização de atividades experimentais utilizando o simulador virtual PhET®, o qual foi desenvolvido pela Universidade do Colorado (Boulder, EUA), disponível de forma gratuita na internet. Encontros remotos foram realizados, através da plataforma google meet, em uma escola pública da rede estadual de ensino da Paraíba, situada no município de Bananeiras, PB. Em consonância com os conteúdos teóricos ministrados pelos professores, simulações experimentais foram aplicadas com os estudantes de modo a complementar a compreensão dos fenômenos estudados. A aplicação do simulador PhET® possibilitou aos alunos visualizarem atividades experimentais que contribuiu significativamente para compreensão dos conteúdos e consequentemente para o aprendizado.

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Biografia do Autor

Talita Guilherme da Silva, UFPB

Graduanda em Agroindústria pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

Thiago Vinicius Silva de Medeiros , UFPB

Graduando em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

Max Rocha Quirino, UFPB

Professor/Doutor da Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

Guilherme Leocárdio Lucena dos Santos, UFPB

Doutor da Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

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Arquivos adicionais

Publicado

28.11.2023

Como Citar

Guilherme da Silva, T., Vinicius Silva de Medeiros , T., Rocha Quirino, M., & Leocárdio Lucena dos Santos, G. (2023). LABORATÓRIO VIRTUAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: : UMA ALTERNATIVA PARA AULAS REMOTAS. Revista Extensão, 24(1), 82–90. Recuperado de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/3315

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