Núcleo de Estudos Em Semiologia e Propedêutica Clínica

Um caminho complementar para a formação em saúde

Autores

  • Brenda Santana Almeida Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Carolyne de Santana Santos Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Maria Luiza Caires Comper Universidade Federal do Sul da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.46635/revise.v4i00.1410

Palavras-chave:

Formação em saúde, Formação interprofissional, Semiologia clínica, Núcleo de estudos

Resumo

RESUMO

Este estudo procurou descrever a experiência adquirida durante o desenvolvimento e realização de um projeto de semiologia e propedêutica clínica, sob a perspectiva do tripé: ensino-pesquisa-extensão. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência e utilizou-se como método, a descrição das etapas de implantação. Os resultados são referentes às primeiras atividades desenvolvidas pelo núcleo e indicam que, apesar de pouco tempo, o projeto foi capaz de integrar ensino-pesquisa-extensão, contribuindo para a formação dos estudantes. Estes resultados salientam avanços na autonomia dos estudantes e na coerência com uma formação ética, crítica, humanística e interdisciplinar.

 

ABSTRACT

This study aimed to describe the experience acquired during the development and implementation of a project of semiology and clinical propaedeutics, from the perspective of a tripod: teaching-research-extension. This is a descriptive study, the experience report type and used as a method, the description of the implementation steps. The results refer to the first activities developed by the projects. It indicates that, despite a short time, the project was able to integrate teaching-research-extension, contributing to the formation of students. These results highlight advances in student autonomy and consistency with ethical, critical, humanistic and interdisciplinary training.

 

 

RESUMEN

Este estudio describe una experiencia durante el desarrollo y la práctica de una clínica semiológica y propedéutica, en la perspectiva del trípode: enseñanza-investigación-extensión. Es un método descriptivo, tipo de experiencia y uso del método, una descripción de los pasos de implementación. Los resultados se refieren a las primeras actividades desarrolladas por el proyecto.  Indican que, a pesar del poco tiempo, el proyecto pudo integrar la enseñanza-investigación-extensión, contribuyendo a la formación de los estudiantes. Estos resultados destacan los avances en la autonomía y la coherencia de los estudiantes con la formación ética, crítica, humanista e interdisciplinaria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolyne de Santana Santos, Universidade Federal do Sul da Bahia

Bióloga pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Bacharel em Saúde pela Universidade Federal do Sul da Bahia. Participou como monitora do Núcleo de Estudos em Semiologia e Propedêutica clínica (NESPc/UFSB). Estudante de Medicina pela Universidade Federal do Sul da Bahia.

Maria Luiza Caires Comper, Universidade Federal do Sul da Bahia

Doutora em Fisioterapia pela Universidade Cidade de São Paulo (Unicid, 2013- 2015), docente da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) Campus Jorge Amado, docente do curso de pós-graduação em Saúde Coletiva pela UFSB, pesquisadora integrante do Programa Integrado de Estudos em Saúde Coletiva (UFSB) e do Grupo de Estudos em Saúde do Trabalhador (Unicid).

Downloads

Publicado

2021-04-02

Como Citar

Santana Almeida, B., de Santana Santos, C., & Caires Comper, M. L. (2021). Núcleo de Estudos Em Semiologia e Propedêutica Clínica: Um caminho complementar para a formação em saúde. REVISE - Revista Integrativa Em Inovações Tecnológicas Nas Ciências Da Saúde, 4(00). https://doi.org/10.46635/revise.v4i00.1410

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.