Núcleo de Estudos Em Semiologia e Propedêutica Clínica
Um caminho complementar para a formação em saúde
DOI:
https://doi.org/10.46635/revise.v4i00.1410Palavras-chave:
Formação em saúde, Formação interprofissional, Semiologia clínica, Núcleo de estudosResumo
RESUMO
Este estudo procurou descrever a experiência adquirida durante o desenvolvimento e realização de um projeto de semiologia e propedêutica clínica, sob a perspectiva do tripé: ensino-pesquisa-extensão. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência e utilizou-se como método, a descrição das etapas de implantação. Os resultados são referentes às primeiras atividades desenvolvidas pelo núcleo e indicam que, apesar de pouco tempo, o projeto foi capaz de integrar ensino-pesquisa-extensão, contribuindo para a formação dos estudantes. Estes resultados salientam avanços na autonomia dos estudantes e na coerência com uma formação ética, crítica, humanística e interdisciplinar.
ABSTRACT
This study aimed to describe the experience acquired during the development and implementation of a project of semiology and clinical propaedeutics, from the perspective of a tripod: teaching-research-extension. This is a descriptive study, the experience report type and used as a method, the description of the implementation steps. The results refer to the first activities developed by the projects. It indicates that, despite a short time, the project was able to integrate teaching-research-extension, contributing to the formation of students. These results highlight advances in student autonomy and consistency with ethical, critical, humanistic and interdisciplinary training.
RESUMEN
Este estudio describe una experiencia durante el desarrollo y la práctica de una clínica semiológica y propedéutica, en la perspectiva del trípode: enseñanza-investigación-extensión. Es un método descriptivo, tipo de experiencia y uso del método, una descripción de los pasos de implementación. Los resultados se refieren a las primeras actividades desarrolladas por el proyecto. Indican que, a pesar del poco tiempo, el proyecto pudo integrar la enseñanza-investigación-extensión, contribuyendo a la formación de los estudiantes. Estos resultados destacan los avances en la autonomía y la coherencia de los estudiantes con la formación ética, crítica, humanista e interdisciplinaria.