GeoGebra e Números Figurados: Uma Sequência Didática para o Ensino da Matemática

Autores

  • Paulo César Ferreira das Virgens Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Rogelma Maria da Silva Ferreira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Palavras-chave:

Geogebra, Ensino da matemática, Números Figurados, Formas Geométricas

Resumo

Este artigo aborda o ensino da matemática voltado para os números figurados, uma classe de números que podem ser expressos de forma geométrica, como os quadrados, triângulos e pentágonos. Neste sentido, alinhado com as recomendações da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), aqui explora-se o reconhecimento dos números figurados. Com o intuito de eliminar problemas enfrentados durante o processo de aprendizagem, este trabalho utiliza-se de um software, o Geogebra, onde pretende-se proporcionar um aprendizado permanente aos alunos. Nesta perspectiva, apresenta-se uma proposta de sequência didática, composta por três atividades. Os resultados revelam que as propriedades dos números figurados podem ser abordadas com a utilização do Geogebra, uma metodologia de relevância para o ensino-aprendizagem da matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

03-06-2025

Como Citar

Ferreira das Virgens, P. C., & da Silva Ferreira, R. M. (2025). GeoGebra e Números Figurados: Uma Sequência Didática para o Ensino da Matemática. Revista Eletrônica De Ciências Exatas E Tecnológicas, 6(1). Recuperado de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/recet/article/view/4900

Edição

Seção

Ensino da Matemática

Categorias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.