Modelos de curvas de crescimento para a varíola dos macacos no Brasil
Palavras-chave:
Varíola dos macacos, Modelos não linear, Gauss NewtonResumo
O presente artigo consiste em utilizar os modelos de crescimento de Brody, Gompertz, Logístico e Von Bertalanffy para relacionar funcionalmente o número de pessoas infectadas pelo vírus da varíola dos macacos (Monkeypox-MPXV), com o número de dias. O objetivo deste trabalho é apontar o melhor modelo que se ajusta aos dados epidemiológicos do Brasil a partir do primeiro caso confirmado. Para isso, foi realizado um estudo comparativo do desempenho dos quatro modelos abordados e no contexto metodológico, foi utilizado o procedimento de Gauss Newton para estimar os parâmetros. Os avaliadores da qualidade do ajuste dos modelos elegeram, entre os modelos candidatos, o modelo de Von Bertalanffy como o mais eficiente para representar o conjunto de dados, pois forneceu estimativas mais consistentes do número acumulado de pessoas infectadas pela MPXV em função do tempo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica de Ciências Exatas e Tecnológicas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos desde que para fins não comerciais e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Revista RECET.
Ao submeter artigos à Revista RECET, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença. Usos comerciais do material publicado na revista só serão permitidos após autorização por escrito da revista.