BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O MOVIMENTO DE OCUPAÇÃO DE ESTUDANTES NAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS (2015-2016)

Autores

Palavras-chave:

Escola, ocupação, trajetória, mulheres , juventude

Resumo

A “Primavera Secundarista” foi um fenômeno caracterizado pela ocupação das Escolas públicas, Universidades e Institutos Federais em todo o território nacional, no período de 2015-2016. O movimento teve como liderança, jovens estudantes da rede pública de ensino, trazendo como pauta a Reforma do Ensino Médio, e Emenda Constitucional nº 55, conhecida como "pec do teto". O protagonismo feminino surgiu como um dos elementos latentes desse período. Podemos dizer que a condição juvenil, além de ser socialmente construída, tem também uma configuração espacial e temporal. Isto é, o processo histórico e social vividos pelos sujeitos são formados através da configuração territorial e ao longo da sua trajetória histórica. Baseado nas pesquisas desenvolvidas anteriormente na região paraibana (AUTORA;2017;2020), e atualmente no doutorado no Programa de Pós-Graduação Sociologia/UFC, o artigo se debruça sobre o movimento de ocupação das escolas, atentando para os discursos dessas sujeitas egressas desses movimentos e as repercussões das questões de gênero na cultura política dessas jovens em suas falas. Para tal, utilizou-se o recurso de questionários, entrevistas semiestruturadas e grupo focal. Apontamos inicialmente que nem todas as participantes se desmobilizaram politicamente, por outro lado, a iniciativa de buscar novos espaços para se expressar ampliando a própria noção de “política”.

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Biografia do Autor

Raphaella Ferreira Mendes, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Sociologia pelo Programa de Pós - Graduação em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (PPGS/UFC). Mestra em Ciências Sociais no Programa de Pós - Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande - PPGCS/UFCG; Graduada em Ciências Sociais - Licenciatura pela Universidade Federal da Paraíba. Atuou no Programa de Iniciação à Docência (PIBID) em Sociologia, através da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC), e no Projeto Gênero e Diversidade na Escola (GDE), pelo Programa de Licenciaturas (PROLICEN), ambos vinculados à Universidade Federal da Paraíba, no período de 2013 a 2017.Desenvolve pesquisas sobre lideranças de mulheres nos movimentos sociais contemporâneos, principalmente durante a ?Primavera Secundarista? em 2015 e 2016 no Brasil. Com as áreas de interesse: Movimentos Sociais, Gênero e Juventude.

Danyelle Nilin Gonçalves, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Sociologia. Professora Associada IV do Departamento de Ciências Sociais e Professora do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2025-05-11

Como Citar

Mendes, R. F., & Nilin Gonçalves, D. N. (2025). BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O MOVIMENTO DE OCUPAÇÃO DE ESTUDANTES NAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS (2015-2016). Jovens Do Sul Global - Revista De Sociologia Da Juventude , 1(1), 1–33. Recuperado de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/jovens/article/view/4782