Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em 'Diretrizes para autores/as'.

Diretrizes para Autores

  1. Os textos submetidos à Jovens do Sul Global -Revista de Sociologia da Juventude devem atender as normas internacionais da American Psycological Association - APA. As orientações para elaboração e referências conforme a APA (PUC-MG, 2022) podem ser consultados no endereço https://portal.pucminas.br/biblioteca/documentos/APA-7-EDICAO-2022-NV.pdf
  2. Para fazer a submissão de manuscritos a qualquer seção da revista, os autores devem realizar cadastro completo no sistema SEER. (https://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/jovens/about/submissions), incluindo seu registro no Orcid e minibiografia (informando formação e função na instituição de filiação).
  3. Para submissões às seções permanentes da revista pelo menos um dos autores deve possuir título de Doutor. Admitem-se manuscritos com no máximo (03) três autores.
  4. Artigos devem ser estruturados da seguinte forma: título, title, autor(es/as), resumo, palavras-chave, abstractkeywords, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências. Podem conter também notas explicativas, glossário, apêndice, anexos, imagens e elementos gráficos.
  5. Ensaios se estruturam da mesma forma, mas não necessariamente precisam conter divisão em tópicos (introdução, desenvolvimento e conclusão) e referências bibliográficas.
  6. Resenhas devem ter título diferente daquele do livro sobre o qual discorrem e trazer, logo abaixo do título, a referência completa da obra nas normas da APA.
  7. Para a avaliação, as submissões devem ser inéditas e redigidas em português, espanhol ou inglês.
  8. O documento deve ser submetido somente em formato doc. ou docx.
  9. Fonte: Times New Roman, tamanho: a) 12 para corpo do texto, títulos, subtítulos, intertítulos, referências bibliográficas, resumo, abstract, palavras-chave e keywords; b) 10 para notas, epígrafes e citações diretas com mais de três linhas (em parágrafos à parte).
  10. Espaçamento entre linhas: a) 1,5 pt. para corpo do texto, títulos, subtítulos, intertítulos e referências bibliográficas; b) espaço simples para resumo, abstract, epígrafes, citações diretas com mais de três linhas (em parágrafos à parte) e notas.
  11. Todas as folhas do manuscrito devem trazer o seu número sequencial de página.
  12. Os tamanhos das submissões devem atender aos seguintes critérios: artigos e ensaios deverão ter limite mínimo de 10 e máximo de 20 laudas, ou aproximadamente 30.000 a 50.000 caracteres, considerando todos os itens que os constituem e incluídos espaços; resenhas não devem exceder a 5 laudas ou 15.000 caracteres com espaços; entrevistas e comunicação de pesquisas não devem exceder 10 laudas ou 30.000 caracteres com espaços.
  13. O título deve ser grafado em negrito, centralizado no alto da página e com a primeira letra em caixa-alta. Recomendamos que o título tenha apenas uma linha e não deve exceder 20 palavras.
  14. Subtítulos devem ser usados somente quando for indispensável.
  15. Intertítulos devem ser grafados em negrito e alinhados à esquerda, sem recuo. No caso de artigos científicos, devem ser numerados sequencialmente com números arábicos.
  16. resumo deve conter de 150 a 250 palavras e estar conforme a norma APA. O mesmo vale para o abstract (versão do resumo em língua de divulgação internacional). Ambos não devem ser redigidos em primeira pessoa e, no caso de artigos científicos, devem sintetizar tema, objetivos, métodos, principais resultados e conclusões.
  17. Os títulos resumo abstract são alinhados à esquerda, sem recuo, em corpo 12 negritado. O corpo dos textos, em português ou espanhol e inglês, vem logo abaixo do respectivo título, também em fonte 12 regular (em claro).
  18. As palavras-chave devem ser de três a cinco, em português ou espanhol. O mesmo valendo para as keywords.
  19. As citações no corpo do texto devem seguir o sistema autor-data conforme especificado na norma APA. As citações diretas maiores de três linhas devem ser separadas do parágrafo por um espaço vertical (1,5 pt.) e colocadas em recuo de 2,5 cm da margem esquerda, sem aspas, sem defesa (recuo) de parágrafo, com ponto final e corpo da letra tamanho 10. Encerrada a citação, dar uma linha (espaço 1,5 pt.) de distância antes de retomar o texto.
  20. Elementos gráficos (tabelas, quadros, gráficos, figuras e mapas) devem ser numerados em algarismos arábicos na sequência em que aparecem no texto. Observar as normas da APA para referências e inserção de legendas e fontes em cada elemento. Devem estar em formato de imagem no corpo do texto, com uma linha de distância antes e depois. Poderemos solicitar que os elementos gráficos sejam também enviados junto ao texto, em arquivo à parte, no software em que foram produzidos.
  21. Imagens coloridas e em preto e branco devem ser digitalizadas eletronicamente em jpg. com resolução a partir de 300 dpi, e apresentadas em dimensões que permitam a sua ampliação ou redução mantendo a legibilidade.
  22. As referências bibliográficas devem ser elaboradas conforme a APA.  A Jovens do Sul Global - Revista de Sociologia da Juventude apoia esforços relativos à visibilidade das mulheres nas ciências. Em função disso, as referências bibliográficas no final do artigo devem conter o prenome de autoras e autores, e não apenas suas iniciais.
  23. A identificação de autoria. O arquivo submetido com o texto não deve trazer qualquer identificação de autoria para assegurar o anonimato na avaliação. Autorreferências devem ser excluídas da lista e, no corpo do texto, ser indicadas apenas com a palavra “Autor” e o ano de publicação, p. ex. (Autor, 2019).
  24. Avaliação às cegas: ao submeter o artigo à Jovens do Sul Global - Revista de Sociologia da Juventude o autor deverá enviar dois arquivos: a) um contendo a proposta de artigo sem qualquer identificação de autoria (direta ou indireta), que seguirá para as avaliações às cegas de pareceristas ad hoc.; b) outro contendo o artigo completo e devidamente identificado.

Princípios éticos na realização do trabalho

Informamos a autoras e autores e à comunidade acadêmica que, na condução dos processos de avaliação de avaliação, procederemos de modo que:

  • Nenhum editor seja responsável pelo fluxo de propostas que tenham origem em seu Programa de Pós-Graduação ou em grupos de pesquisa a que está vinculado, assim como em caso de coautoria de artigos.
  • Os pareceristas também não poderão ser indicados em casos de conflitos de interesses como aqueles citados acima, após exame das informações básicas (Programa de Pós-Graduação, grupos de pesquisa, coautoria em artigos, entre outros).
  • No caso dos editores-chefes, deverá ocorrer a substituição no encaminhamento das propostas no caso de um editor apresentar conflito de interesses.

Artigos

Recebe artigos em sistema de fluxo contínuo, em conformidade com as normas editoriais adotadas pela Jovens do Sul Global - Revista de Sociologia da Juventude. Reúne artigos científicos construídos, a partir de revisão da literatura e/ou pesquisas empíricas com contribuições originais para o conhecimento científico das juventudes no campo das Ciências Humanas. Os resultados de pesquisas empíricas devem explicitar procedimentos de pesquisa, critérios para constituição da amostra ou seleção dos sujeitos, métodos de coleta, construção e análise dos dados e aprovação do conselho de ética, quando for o caso. Pesquisas teóricas devem evidenciar elaboração original sobre tema e questão. São submetidos à avaliação cega por pares.

Dossiê

Dossiê temático, organizado por especialista(s), recebe artigos originais a partir de chamada pública com prazo de submissão, que serão submetidas à avaliação dupla as cegas por parecerista ad hoc. Os dossiês podem ser organizados pelo Comitê Editorial ou propostos em respostas a chamada pública com essa finalidade.

Entrevistas

Apresenta entrevistas inéditas com pesquisadores de reconhecido destaque por suas contribuições no campo de estudos da juventude. Terá limite de 10 páginas. As propostas são submetidas à avaliação dos Editores de Seção e do Editor-Chefe.

Resenhas

Recebe submissões de resenhas crítico-descritivas, entendidas como textos que relatam a descrição técnica, a síntese do conteúdo e a análise crítica de uma obra recém-lançada que atende ao escopo da Jovens do Sul Global. Esse tipo de resenha carrega alto grau de análise da obra. Deve ter no alto da página o registro da referência da obra, segundo as normas da APA. Abaixo deve ter o título diferente daquele do livro sobre o qual discorre. Na linha abaixo do título deverá constar o nome do autor, com uma remissiva de final de texto informando sua titulação e vínculo institucional. As propostas serão submetidas à avaliação as cegas por pares. Resenhas não devem exceder a 5 laudas ou 15.000 caracteres com espeço.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.