Sobre a Revista

A Jovens do Sul Global - Revista de Sociologia da Juventude é um periódico científico eletrônico de acesso livre, de publicação contínua, dedicado as temáticas referentes aos jovens no contexto do Sul Global. A revista se destina prioritariamente a pesquisadores e pesquisadoras dedicadas aos temas da juventude nas Ciências Humanas, assim como, aos tomadores de decisões, agentes institucionais governamentais e não governamentais que atuam com jovens, movimentos e organizações juvenis no Sul Global.

OBJETIVO DA REVISTA

A Jovens do Sul Global - Revista de Sociologia da Juventude tem como objetivo contribuir para a construção e divulgação do conhecimento científico sobre jovens do Sul Global no campo das Ciências Humanas. Busca reunir contribuições que expressem a diversidade temática, de enfoques teóricos e abordagens metodológicas, sobre as manifestações do fenômeno juvenil. Ao publicar e difundir resultados de pesquisas empíricas e teóricas inovadoras, a revista constitui uma relevante fonte de estudos e referência para todos interessados nas questões atinentes à maioria dos jovens do planeta, tendo em vista que 70% da população com menos de 30 anos vive no Sul Global. Pretendemos contribuir com a internacionalização da produção científica sobre o tema, através da cooperação e colaboração entre pesquisadores de diversas instituições, divulgando resultados de pesquisas originais e com enfoque interdisciplinar.

ESCOPO DA REVISTA

A Jovens do Sul Global - Revista de Sociologia da Juventude é um periódico científico eletrônico de acesso livre, dedicado as temáticas referentes aos jovens no contexto do Sul Global. Com publicação contínua, o escopo da revista inclui artigos resultantes de pesquisas empíricas e teóricas inovadores no campo das Ciências Humanas, que sejam originais e inéditas sobre os temas referente a juventude e os jovens. Publica ainda entrevistas e resenhas redigidos em português, espanhol e inglês. A Jovens do Sul Global se dirige principalmente ao público acadêmico e científico especializado, bem como ao público mais amplo interessado no conhecimento científico sobre os Jovens no Sul Global.

 SEÇÕES

A Jovens do Sul Global - Revista de Sociologia da Juventude está organizada em torno das seguintes seções: Editorial, Artigos, Dossiê, Entrevistas, Resenhas e Expediente

Política das sessões  

Editorial - Traz opiniões e esclarecimentos — inclusive relativos à apresentação da própria edição, redigidos pelo Editor ou pela Comissão Editorial.

Artigos - Recebe artigos em sistema de fluxo contínuo, em conformidade com as normas editoriais adotadas pela Jovens do Sul Global - Revista de Sociologia da Juventude. Reúne artigos científicos construídos, a partir de revisão da literatura e/ou pesquisas empíricas, com contribuições originais para o conhecimento científico no campo das ciências humanas e em suas interfaces interdisciplinares com outras áreas. Os resultados de pesquisas empíricas devem explicitar procedimentos de pesquisa, critérios para constituição da amostra ou seleção dos sujeitos, métodos de coleta, construção e análise dos dados e aprovação do conselho de ética, quando for o caso. Pesquisas teóricas devem evidenciar elaboração original sobre tema e questão. São submetidos à avaliação às cegas por pares.

Dossiê - Dossiê temático, organizado por especialista (s), recebe artigos originais a partir de chamada pública com prazo de submissão que serão submetidas à avaliação dupla às cegas por parecerista ad hoc. Os dossiês podem ser organizados pelo Comitê Editorial ou propostos em respostas a chamada pública com essa finalidade. Deve contemplar a diversidade regional e de instituições entre os seus proponentes.

Entrevistas - Apresenta entrevistas inéditas com pesquisadores de reconhecido destaque por suas contribuições no campo de estudos da juventude. Terá limite de 10 páginas. As propostas são submetidas à avaliação do Editor de Seção e do Editor Chefe.

Resenha – Recebe submissões de resenhas crítico-descritivas, entendidas como textos que relatam a descrição técnica, a síntese do conteúdo e a análise crítica de uma obra recém-lançada que atende ao escopo da Jovens do Sul Global - Revista de Sociologia da Juventude. Esse tipo de resenha carrega alto grau de análise da obra. Deve ter no alto da página o registro da referência da obra, segundo as normas da -APA. Abaixo deve ter o título diferente daquele do livro sobre o qual discorre. Na linha abaixo do título deverá constar o nome do autor, com uma remissiva de final de texto informando sua titulação e vínculo institucional. As propostas serão submetidas à avaliação às cegas por pares. As resenhas deverão ter

Expediente - Registra informações institucionais, responsabilidades editoriais, a composição do Corpo Editorial e também atribui créditos ao trabalho dos profissionais envolvidos na confecção da Revista.