DESAFIOS POLÍTICOS-PEDAGÓGICOS NO ESTÁGIO E NA DOCÊNCIA DE MESTRANDOS EM CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
Palabras clave:
Formação Docente, Docência Universitária, Estágio DocenteResumen
Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada no ano de 2017 com professores em exercício e matriculados em curso stricto sensu de uma universidade púlica no Estado da Bahia. O objetivo do estudo foi compreender os limites e desafios nas ações desenvolvidas no estágio em docência enfrentados por estudantes de pós-graduação do mestrado em Psicologia de uma instituição de ensino superior na cidade de Salvador - BA. Este estudo problematiza aspectos político-pedagógicos que perpassam o componente curricular de estágio, o qual tem em seu objetivo possibilitar aproximações que qualifiquem os futuros mestres a exercerem à docência. Nossos referências são Severino (2008), Vasconcelos (1998), Veiga (2006), Behrens (2008), Cunha (2006), Pimenta e Anastasiou (2002).Quanto ao método, esta pesquisa se baseou em um estudo exploratório de abordagem qualitativa e o instrumento de coleta dos dados foi a entrevista on-line. Os resultados indicam que o estágio em docência representa uma alternativa para enfrentamento da formação de professores, mas não suficiente, haja vista a necessidade de promover uma formação téorico-prática mais condizente com o que se espera do fazer docente. O desenvolvimento profissional dos professores deverá englobar a reflexão sobre a própria prática docente, a formação inicial e continuada para que promova a valorização identitária e profissional dos docentes.
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Citas
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