Sobre a Revista
A Revista Acadêmica GUETO, registrada no Centro Brasileiro de ISSN sob o nr. 2319-0752 e com periodicidade de publicação semestral, está sob a responsabilidade editorial do Grupo de Pesquisa GUETO, do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
Vale ressaltar, que esta iniciativa foi consubstanciada como produto da parceria entre a Universidade Federal do Reconcavo da Bahia - UFRB e a Uminho, a partir do Programa de doutoramento em Ciências da Educação, na área de especialidades em Desenvolvimento Curricular, no Centro de Investigação em Estudos da Criança, em pesquisa desenvolvida pelo Prof. Jean Adriano Barros da Silva, sob a orientação da Profª Drª Isabel Maria da Torre Carvalho Viana.
O seu principal objetivo é publicar artigos, ensaios, debates, entrevistas e resenhas inéditos em qualquer língua sobre temas que contribuam para o desenvolvimento do debate educacional, bem como para a divulgação do conhecimento produzido na área, considerando as perspectivas da Inclusão e Cultura Corporal.
É dirigida a pesquisadores, profissionais e alunos da Educação. A sua organização nas seções propostas permite a publicação de materiais sob diferentes formatos e naturezas. Os textos em outros idiomas, exceto o Espanhol, poderão ser traduzidos e apresentados na mesma edição.
Política Editorial
LINHA EDITORIAL
A revista será editada e publicada semestralmente, podendo ainda produzir números especiais extras (Cadernos Temáticos) tendo como público alvo os leitores que dialoguem com o debate central aqui proposto: Cultura Corporal, Educação, Saúde e Inclusão.
Seus eixos de interesse se apóiam no diálogo interdisciplinar entre Cultura Corporal, Saúde, Educação e Inclusão, mesclando distintos campos da produção do conhecimento como artes, linguagens, saúde, inclusão social, Capoeira, diversidade, memória, identidade, territorialidades, sociedade e Lutas, organizados em quatro linhas de pesquisa:
- AFRICANIDADES E EDUCAÇÃO.
- CAPOEIRA, LUTAS E INCLUSÃO.
- EPISTEMOLOGIA E EDUCAÇÃO FÍSICA.
- JOGO, BRINQUEDO e BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO
- SAÚDE;
Enquanto veículo eletrônico de registro e divulgação científica, tem como objetivos:
a) Publicar trabalhos inéditos e de leitura crítica sobre temas pertinentes à Cultura Corporal, Educação e Inclusão;
b) Fomentar o intercâmbio de experiências em sua especialidade com outras Instituições, nacionais ou estrangeiras, que mantenham publicações congêneres.
A revista está estruturada em três seções:
Seção 1: Artigos.
Seção 2: Resenhas de obras acadêmicas, filmes ou peças teatrais, notas de pesquisa ou entrevistas.
Seção 3: Manifestos, Resumos de Teses, Dissertação ou Monografia.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO POR PARES
A avaliação dos artigos é feita por pares, pelo método Double Blind Review, onde cada artigo é avaliado por dois pareceristas especialistas na área com elevada titulação acadêmica. Por este sistema, os arquivos são avaliados sem a identificação de autoria.
Avaliação
O processo de avaliação dos artigos submetidos ocorre em duas etapas, e passa por um sistema de revisão dupla (double blind review):
Primeira etapa: consiste em uma avaliação preliminar do Editor Chefe em conjunto com um membro do Corpo Editorial Científico, sempre que o Editor Chefe julgar necessário, que analisa a adequação dos trabalhos segundo a linha editorial da Revista, sua adequação ao escopo, e aspectos como contribuição e ineditismo do texto. Somente os trabalhos considerados por editores e conselheiros como relevantes para a comunidade e, em particular, para os leitores do periódico, prosseguirão para as demais etapas de avaliação.
Segunda Etapa: os originais dos artigos são encaminhados para a apreciação de dois pareceristas integrantes do Corpo de avaliadores, conforme o sistema blind review. Os critérios para a avaliação dos artigos levam em conta relevância do tema, originalidade da contribuição nas áreas temáticas da Revista, clareza do texto, adequação da bibliografia, estruturação e desenvolvimento teórico, metodologia utilizada, conclusões e contribuição oferecida para o conhecimento da área.
FUNÇÕES EDITORIAIS
Conselho Editorial
O Conselho Editorial é formado por quatro membros, sendo dois do Grupo de Pesquisa GUETO, um da UFRB e outro convidado externo, definidos no projeto inicial e em reunião do grupo de pesquisa, tendo as seguintes funções e obrigações:
- A garantia no cumprimento da política editorial;
- A viabilização e a manutenção da revista;
- O compromisso com a periodicidade da revista;
- Viabilizar meios e critérios que visem garantir o caráter acadêmico e o valor científico do material apresentado para as diferentes seções;
- Definição e mobilização do Conselho Científico e a designação das comissões pareceristas dos trabalhos submetidos;
- Atuar como última instância quanto à aceitação de material submetido para publicação;
- Decidir quanto a eventual publicação de volumes temáticos e quanto a quaisquer questões a respeito da linha editorial.