DESAFIOS POLÍTICOS-PEDAGÓGICOS NO ESTÁGIO E NA DOCÊNCIA DE MESTRANDOS EM CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
Palavras-chave:
Formação Docente, Docência Universitária, Estágio DocenteResumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada no ano de 2017 com professores em exercício e matriculados em curso stricto sensu de uma universidade púlica no Estado da Bahia. O objetivo do estudo foi compreender os limites e desafios nas ações desenvolvidas no estágio em docência enfrentados por estudantes de pós-graduação do mestrado em Psicologia de uma instituição de ensino superior na cidade de Salvador - BA. Este estudo problematiza aspectos político-pedagógicos que perpassam o componente curricular de estágio, o qual tem em seu objetivo possibilitar aproximações que qualifiquem os futuros mestres a exercerem à docência. Nossos referências são Severino (2008), Vasconcelos (1998), Veiga (2006), Behrens (2008), Cunha (2006), Pimenta e Anastasiou (2002).Quanto ao método, esta pesquisa se baseou em um estudo exploratório de abordagem qualitativa e o instrumento de coleta dos dados foi a entrevista on-line. Os resultados indicam que o estágio em docência representa uma alternativa para enfrentamento da formação de professores, mas não suficiente, haja vista a necessidade de promover uma formação téorico-prática mais condizente com o que se espera do fazer docente. O desenvolvimento profissional dos professores deverá englobar a reflexão sobre a própria prática docente, a formação inicial e continuada para que promova a valorização identitária e profissional dos docentes.
Downloads
Referências
BERALDO, T.M.L. Formação de docentes que atuam no ensino superior. Revista de Educação Pública, Cuiabá-MT, v. 18, n. 36, p. 71-88, jan/abr, 2009.
BEHRENS, M. A. A formação pedagógica e os desafios do mundo moderno. In: MASETTO, M. T. Docência na universidade. - Campinas, SP: Editora Papirus, 1998. (Coleção Práxis), p. 57-68.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB. Lei n. 9.394,1996.< http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf> Acesso em 16 abr. 2017.
BRASIL, Decreto Nº. 2.207 de 15 de abril de 1997. Disponível em: < http://www81.dataprev.gov.br/sislex/paginas/23/1997/2207.htm.> Acesso em: 16 abr. 2017.
BRASIL, Portaria MEC/CAPES nº. 65, de 11/11/2002. <http://www.pucsp.br/pos/ecopol/downloads/documentosportaria_estagiodocencia_doc10.pdf> Acesso em: 20 abr. 2017.
CHAUÍ, M. A Universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro,n. 24, p. 5-15, Dez, 2003. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n24/n24a02.pdf > Acesso em: 13 de out. 2016.
CUNHA, M. I da. Ensino como mediação da formação do professor universitário. In: MOROSINI, M. C. (Org.). Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. – 2.ed. Ampl. – Brasília: Pano Editora, 2000, p. 45-51.
FERNANDES, M. B. F. Formação do professor universitário: Tarefa de quem? In: MASETTO, M. T. Docência na universidade. - Campinas, SP: Editora Papirus, 1998. (Coleção Práxis), p. 95-111.
ISAIA, S. M. A. Desafios à docência superior: Pressupostos a considerar. In: RISTOFF, D.; SEVEGNANI, P. (orgs.). Docência na Educação Superior. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira, 2006. (Coleção Educação Superior em Debate; v. 5), p. 63-84.
MACHADO, F. V. Psicologia social e formação de psicólogos: reflexões a partir de uma experiência docente. Psicologia da Educação, São Paulo, v. 32, p. 141-162, 2011.
MASETTO, M. T. Professor universitário: Um profissional da educação na atividade docente. In: MASETTO, M. T. Docência na universidade. - Campinas, SP: Editora Papirus, 1998. (Coleção Práxis), p. 9-26.
MOROSINI, M. C. Docência universitária e os desafios da realidade nacional. In: Professor do Ensino Superior: identidade, docência e formação. - 2. ed. Ampl. - Brasília: Pano Editora, 2000, p. 11-20.
OLIVEIRA, N. Indisciplina no ensino superior: Percepções e experiências de professores. Revista de educação, v.12, n.13, p.71-90, 2009.
PACHANE, G.G. Políticas de formação pedagógica do professor universitário: reflexões a partir de uma experiência, 2008. Disponível em: <http://www.anped.org.br/ reunioes/27/gt11/t116.pdf > Acesso em: 5 jun. de 2017.
PACHANE, G. G. Teoria e prática na formação de professores universitários:elementos para discussão. In: RISTOFF, D.; SEVEGNANI, P. (orgs.). Docência na Educação Superior. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira, 2006. (Coleção Educação Superior em Debate; v. 5), p. 97-145.
PIMENTA, S. G. ; L. G. C. ANASTASIOU. Docência no ensino superior. São Paulo: Editora Cortez, 2002.
SEVERINO, A. J. Ensino e pesquisa na docência universitária: caminhos para a integração. In: PIMENTA, S. G.; ALMEIDA, M. I. de. Pedagogia Universitária. São Paulo: EDUSP, 2009.
SILVA, B. N. S. ; PACHANE, G. G. Formação pedagógica do professor universitário: uma questão legal? In: Seminário Nacional Universitas Educação Superior no Brasil 10 anos pós-LDB. Anais ... Campo Grande – MS. Anped UCDB, 2006, p. 1- 15.
VASCONCELOS, M. L. M. C. Contribuindo para a formação de professores universitários: Relato de experiências. In: MASETTO, M. T. Docência na universidade. - Campinas, SP: Papirus, 1998. (Coleção Práxis), p. 77- 93.
VEIGA, I. P. A. Docência universitária na educação superior. In: RISTOFF, D.; SEVEGNANI, P. (orgs.). Docência na Educação Superior. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira, 2006. (Coleção Educação Superior em Debate; v.5), p. 85-96.
ZAVADASKI, K. C. A atuação do psicólogo na formação do professor universitário: contribuições da psicologia histórico-cultural. 2009. 160 f. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Acadêmica GUETO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.