
Sobre a Revista
A Revista Acadêmica GUETO, registrada no Centro Brasileiro de ISSN sob o nr. 2319-0752 e com periodicidade de publicação semestral, está sob a responsabilidade editorial do Grupo de Pesquisa GUETO, do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
Vale ressaltar, que esta iniciativa foi consubstanciada como produto da parceria entre a Universidade Federal do Reconcavo da Bahia - UFRB e a Uminho, a partir do Programa de doutoramento em Ciências da Educação, na área de especialidades em Desenvolvimento Curricular, no Centro de Investigação em Estudos da Criança, em pesquisa desenvolvida pelo Prof. Jean Adriano Barros da Silva, sob a orientação da Profª Drª Isabel Maria da Torre Carvalho Viana.
O seu principal objetivo é publicar artigos, ensaios, debates, entrevistas e resenhas inéditos em qualquer língua sobre temas que contribuam para o desenvolvimento do debate educacional, bem como para a divulgação do conhecimento produzido na área, considerando as perspectivas da Inclusão e Cultura Corporal.
É dirigida a pesquisadores, profissionais e alunos da Educação. A sua organização nas seções propostas permite a publicação de materiais sob diferentes formatos e naturezas. Os textos em outros idiomas, exceto o Espanhol, poderão ser traduzidos e apresentados na mesma edição.
Edição Atual

A certidão de óbito veio lavrada desde os negreiros”: extensão e educação popular em saúde mental diante da produção social do banzo contemporâneo. Pág. 1 - 19
Silier Andrade Cardoso Borges
Helena Ayla Monteiro Gama
Ingrid da Silva Bitencourt
Shirley Gonçalves Amaral dos Santos
Maria Eduarda Bonfim da Silva
Capoeirizando a escola: um jogo ancestral para a inclusão ampla. Pág. 20 - 37
Huberto Nascimento Dias Santos Filho
Leonardo Assis de Almeida
Donaldo Rico de Souza Tavares
Luiza Rayla Fialho Araújo
Paoly Moreira de Souza
Ronaldo Cavalcante Silva
Crenças e atitudes sobre variação e ensino de gramática de dois professores das cidades de Lauro de Freitas - BA e Wenceslau Guimarães - BA. Pág. 38 - 58
Jeferson Almeida dos Santos
Isis Juliana Figueiredo de Barros
Educação do campo, surdez e matemática: reflexões a partir do que narram os professores de Santo Estevão – BA. Pág. 59 - 77
Ivonice da Conceição Santos
Nanci Rodrigues Orrico
Entre ecos e reflexos: a jornada silenciosa da saúde mental dos professores da educação especial. Pág. 78 - 93
Humberto Nascimento Dias Santos Filho
Leonardo Assis de Almeida
Donaldo Rico de Souza Tavares
Luiza Rayla Fialho Araújo
Paoly Moreira de Souza
Ronaldo Cavalcante Silva
Licenciandos e inteligência artificial: o impacto das tecnologias emergente na criação de recursos pedagógicos inovadores. Pág. 94 - 106
Josias Pereira
Navegando pelas emoções: a chave para a aprendizagem e inclusão das pessoas com deficiência. Pág. 107 - 124
Humberto Nascimento Dias Santos Filho
Leonardo Assis de Almeida
Donaldo Rico de Souza Tavares
Luiza Rayla Fialho Araújo
Paoly Moreira de Souza
Ronaldo Cavalcante Silva
Significados dos estágios curriculares entre estudantes concluintes de psicologia. Pág. 125 - 144
Fabiana Aparecida Araujo Silva
Roberval Passos de Oliveira
Fabíola Marinho Costa
Entre sombras e horizontes: a travessia e os atravessamentos da exclusão à inclusão. Pág. 145 - 161
Humberto Nascimento Dias Santos Filho
Leonardo Assis de Almeida
Donaldo Rico de Souza Tavares
Luiza Rayla Fialho Araújo
Paoly Moreira de Souza
Ronaldo Cavalcante Silva