Estágios Obrigatórios: Contribuições para a Formação de Professores de Educação Física

Autores

  • Juliana Brito dos Santos
  • José Arlen Beltrão de Matos

Palavras-chave:

Estágios Obrigatórios, Formação de Professores, Educação Física

Resumo

A formação de professores em Educação Física sofreu conforme o tempo mudanças significativas para área, saiu das margens do militarismo para ser tratada de forma pedagogizada nas escolas. O estágio ocupou importante espaço na reconfiguração da formação estes professores, constituindo em um importante momento formativo. Por isso, tendo em vista a importância do estágio, sobretudo nos cursos de licenciaturas, propusemos o presente trabalho de Conclusão de Curso, intitulado Estágio Obrigatório: Contribuições para a Formação do Professor de Educação Física, que tem como objetivo geral identificar e analisar as contribuições das práticas do estágio obrigatório em ambientes escolares no processo de formação dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, assim como conhecer as expectativas e planos profissionais destes acadêmicos. O estudo seguiu a abordagem qualitativa e como instrumento investigativo foi utilizado à entrevista semi estruturada. O roteiro norteador da entrevista se constituiu de 15 questões abertas, divididas em três blocos: compreendendo o estágio, relação com a escola e a importância do estágio. Contamos com a participação de 15 licenciados, que tinham cursado os três estágios obrigatórios em ambientes escolares oferecidos pelo referido curso.

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Publicado

2024-11-19

Como Citar

Santos, J. B. dos, & Matos, J. A. B. de. (2024). Estágios Obrigatórios: Contribuições para a Formação de Professores de Educação Física. Revista Acadêmica GUETO, 3(06). Recuperado de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5077

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