A Lei 10.639/03 e a Cultura Corporal: Desafios para o Ensino da Educação Física
Keywords:
Cultura, Identidade, Educação FísicaAbstract
O artigo reflete sobre a importância da Lei 10.639/03 (que tornou obrigatório o ensino da cultura africana e afro-brasileira nas escolas básicas) para o ensino da Educação Física, focalizando a implantação e difusão da lei nas escolas de Salvador, cidade com 83% por cento de população negra (IBGE, 2008). Destaca alguns resultados de uma pesquisa temática em curso no programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, FACED/UFBA. Apresenta argumentos que mostram o contraste da proposta da lei com a historiografia da Educação Física no Brasil; com as influências eurocêntricas na formação docente e a prática pedagógica na área da cultura corporal. A proposta principal deste trabalho é lançar novos olhares sobre as manifestações da cultura afro-brasileira, investigando a validade destes saberes na escola.
Downloads
References
DÁVILA, J. 1970. Diploma de Brancura: política social e racial no Brasil - 1917-1945. Tradução Cláudia Santana Martins. São Paulo, Editora UNESP, 2006.
SILVA, V. I. N. As Interações Sociais e a Formação da Identidade da Criança Negra. UFF, RJ, 2002.
UNB. Educação Africanidades. Brasil, Brasília, 2006.
GIROUX, H. A escola crítica e a política cultural. Tradução Dagmar M. Zibas, Cortez, autores associados, SP, 1978.
GRAMSCI, A. Concepção Dialética da História. 4ª edição, tradução Carlos Nelson Coutinho, Ed. Civilização Brasileira, RJ, 1981.
MARTINS, J. S. A dialética do corpo no imaginário popular. Sexta-feira, antropologia, artes, humanidade. São Paulo, Editora Pletora, n. 4, p. 46-54, 1999.
MATTOS, I. G. A negação do corpo negro: representações sobre o corpo no ensino de educação física. Dissertação de mestrado, Uneb, Salvador, 2007.
MATTOS, W. R. Valores civilizatórios afro-brasileiros, políticas educacionais e currículos escolares. Revista FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, V. 12, p. 229-234, Salvador, 2003.
PREFEITURA MUNICIPAL DO SALVADOR. Diretrizes Curriculares para inclusão da história e cultura afro-brasileira e africana no Sistema Municipal de Ensino de Salvador/PMS; Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Salvador, 2005.
RODRIGUES, T. C. Movimento Negro no Cenário brasileiro: embates e contribuições á política educacional nas décadas de 1980-1990. São Carlos; UFSCar, 2005.
SILVA, P. M. C. Da educação física, moral e intelectual a um corpo idealizado: desvelando o discurso médico nas teses da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. (Tese de Doutorado). Rio de Janeiro: PPGEF/UFGF, 2002.
KUNZ, E. Educação Física, ensino e mudança, coleção Educação Física. Ed. Ijuí, RS, 2004.
SIQUEIRA, M. L. Gênero e racismo, seminário racismo, xenofobia e intolerância. IPRI, Instituto de pesquisas de relações Nacionais do Itamaraty, Salvador-Ba, 2000.
SOARES, C. L. Educação Física raízes europeias e Brasil. Ed. Autores Associados, 3ª edição, Campinas-SP 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Acadêmica GUETO
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.