A Lei 10.639/03 e a Cultura Corporal: Desafios para o Ensino da Educação Física

Autores

Palavras-chave:

Cultura, Identidade, Educação Física

Resumo

O artigo reflete sobre a importância da Lei 10.639/03 (que tornou obrigatório o ensino da cultura africana e afro-brasileira nas escolas básicas) para o ensino da Educação Física, focalizando a implantação e difusão da lei nas escolas de Salvador, cidade com 83% por cento de população negra (IBGE, 2008). Destaca alguns resultados de uma pesquisa temática em curso no programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, FACED/UFBA. Apresenta argumentos que mostram o contraste da proposta da lei com a historiografia da Educação Física no Brasil; com as influências eurocêntricas na formação docente e a prática pedagógica na área da cultura corporal. A proposta principal deste trabalho é lançar novos olhares sobre as manifestações da cultura afro-brasileira, investigando a validade destes saberes na escola.

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Publicado

2024-11-13

Como Citar

Moreira, A. de J. (2024). A Lei 10.639/03 e a Cultura Corporal: Desafios para o Ensino da Educação Física. Revista Acadêmica GUETO, 1(02). Recuperado de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5041

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