Seleção dos indicadores da salinidade das águas superficiais da bacia Metropolitana do Ceará pelo emprego da análise multivariada
Palavras-chave:
qualidade de água, águas superficiais, análise multivariada, semiáridoResumo
O objetivo desta pesquisa foi avaliar o comportamento da salinidade das águas superficiais de reservatórios da bacia Metropolitana do Ceará, Brasil, bem como, identificar através da técnica de estatística multivariada Análise Fatorial/Análise de Componentes Principais (AF/ACP) os fatores determinantes na variabilidade da salinidade das águas. Os dados utilizados foram fornecidos pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará disponibilizados ao Instituto Nacional Científico Tecnológico em Salinidade/UFC-INCT Sal sendo um total de 290 amostras de 7 reservatórios. Os parâmetros avaliados foram:
Condutividade elétrica (CE), Sódio (Na+), Cálcio (Ca+2), Magnésio (Mg+2), Cloreto (Cl-) e Bicarbonato (HCO3-). Os resultados mostram que as águas dos reservatórios estudados apresentaram riscos de causar problemas de salinidade aos solos e toxidez as plantas variando nenhum a severo, sendo os açudes Castro e Pompeu Sobrinho, com os principais problemas de concentração de sais. Pelo emprego da AF/ACP foi identificado um modelo de melhor ajuste composto por dois fatores explicando 89,02% da variância total. O primeiro fator está relacionado aos sais totais dissolvidos nas águas superficiais, sendo representado pelos parâmetros CE, Na+, Cl-, Ca+2 e Mg+2. O segundo fator, basicamente, expressa o efeito da dissolução de sais de carbonatos ao longo da bacia representado pelo ânion HCO3-.