DIREITO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AO LAZER, ESPORTE E ATIVIDADES ARTÍSTICAS

Auteurs

  • Nelma de Cássia Silva Sandes Galvão Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Nilmar de Souza Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Murilo Moura Lima Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Rita de Cássia Souza de Jesus Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Sabrina Cintia Pereira Bastos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Mots-clés :

direitos, trabalhos artísticos, lazer inclusivo, pessoas com deficiência

Résumé

A garantia do acesso das pessoas com deficiência a todos os ambientes e espaços culturais públicos e privados, bem como a liberdade de poder exercer atividades profissionais no campo das artes e do esporte é o tema deste artigo, sendo abordado através da apresentação e discussão de atividades extensionistas realizadas por comunidade acadêmica do CETENS/UFRB entre os anos de 2019 e 2021, intituladas SARAU INCLUSIVO. Os eventos foram protagonizados por pessoas com deficiência, com apresentações artísticas mescladas por rodas dialógicas sobre as temáticas. O objetivo deste trabalho é investigar a partir da perspectiva da pessoa com deficiência como estão sendo assegurados os seus direitos ao lazer, ao esporte e as atividades artísticas relacionando os achados com o que preconiza a legislação e as publicações científicas da área. Como resultado espera-se conhecer e socializar práticas sociais mais inclusivas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BARBOSA, C. M., Rezende, E. J. C., & Brito, C. M. D. de. PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E O LAZER: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES NAS REVISTAS BRASILEIRAS LICERE E RBEL. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 7(3), 123–139.2021 Disponível em:https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/20483 Acesso 25.07.22

BARDIN L., Análise de conteúdo São Paulo: Edições 70, 2011.

BELTRAME, A. L. N. O LAZER E A PESSOA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA USUÁRIA DE CADEIRA DE RODAS: INVESTIGANDO A PARTICIPAÇÃO SOCIAL. Movimento, [S. l.], v. 28, p. e28003, 2022. DOI: 10.22456/1982-8918.113910. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/113910. Acesso em: 25 jul. 2022.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm . Acesso em: 14 Dez 2021

______ Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, 06 de julho de 2015. Legislação Federal e Marginalia. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015/2018/2015/lei/l13146.htm . Acessado em 18 de agosto de 2021

CARAVAGE, A.; OLIVER, F. C. POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTE E LAZER PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. Movimento, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 987–1000, 2018. DOI: 10.22456/1982-8918.73957. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/73957. Acesso em: 25 jul. 2022.

GALVÃO FILHO, T. Tecnologia Assistiva: um itinerário da construção da área no Brasil. Curitiba: Editora CRV, 2022

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 7ª edição. São Paulo:Atlas,2022

IBGE Pesquisa nacional de saúde: 2019: ciclos de vida: Brasil / IBGE, Coordenação de Trabalho e Rendimento. - Rio de Janeiro: IBGE, 2019

PIMENTEL S.C. SOUZA M.F. A SILVA R. L Práticas inclusivas na Educação Superior: condições para a acessibilidade curricular In: RIBEIRO S.L DUBOC M.J.O. SOUZA L.R. Políticas e práticas da educação inclusiva Feira de Santana, UEFS Editora, 2020

SASSAKI, R. K. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação, São Paulo, mar/abr., 2009, p. 10-16.

SAWAIA, Bader . Introdução: Exclusão ou inclusão perversa? In: SAWAIA, B. (Org.). As artimanhas da exclusão - Análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis: Vozes, 2001.

UFRB Universidade Federal da Bahia (a) II Edição do Sarau Inclusivo e exposições virtuais de projeto de popularização da Ciência – Manhã Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=k4iMHfPKZVs Acesso em: 25.07.22

UFRB Universidade Federal da Bahia (b) II Edição do Sarau Inclusivo e exposições virtuais de projeto de popularização da Ciência – Tarde Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SF8Rd_Qbhh8 Acesso em: 25.07.22

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7ª ed. São Paulo: Martins Fontes 2007

______Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico: livro para professores. Apresentação e comentários Ana Luiza Smolka; Tradução Zoia Prestes, São Paulo: Atica, 2009

______Problemas de defectologia v.1. Organização, edição, revisão técnica de Zoia Prestes e Elizabeth Tunes. 1 edc. São Paulo: Expressão Popular, 2021PNS, Pesquisa nacional de saúde: 2019: ciclos de vida: Brasil / IBGE, Coordenação de Trabalho e Rendimento. - Rio de Janeiro: IBGE, 2021

WANDERLEY Mariangela Belfiore Refletindo sobre a noção de exclusão In: SAWAIA, B. (Org.). As artimanhas da exclusão - Análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis: Vozes, 2001

Fichiers supplémentaires

Publiée

2023-03-07

Comment citer

Galvão, N. de C. S. S., de Souza, N. ., Moura Lima, M., Souza de Jesus, R. de C., & Pereira Bastos, S. C. (2023). DIREITO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AO LAZER, ESPORTE E ATIVIDADES ARTÍSTICAS. Revista Extensão E Cultura Da UFRB, 23(1), 28–40. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/3064

Articles similaires

1 2 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.