CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO EM UMA UNIVERSIDADE INTERIORIZADA E INTERNACIONALIZADA

: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS INSTITUCIONAIS

Auteurs

  • Eduardo Machado Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB)
  • Ricardo César Carvalho Nascimento Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Mots-clés :

Extensão, Curricularização, Universidade

Résumé

Este relato apresenta aspectos da experiência institucional de plena implantação da curricularização da extensão na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), destacando as ações efetivadas em 2021, a partir da Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (PROEX). Nessa busca de implantação, apresentamos vetores de organização e atuação institucional, bem como os desafios vivenciados, a partir da atuação da PROEX, em diálogo e construção conjunta com a comunidade acadêmica. Entendemos que este relato potencialmente fomenta diálogos críticos e reflexões que podem gerar insights, além de fortalecer as dinâmicas em construção

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Eduardo Machado, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB)

Doutor em Sociologia. Professor Associado da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira(UNILAB). Colaborador Permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Ricardo César Carvalho Nascimento, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Doutor em Antropologia. Professor Adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Références

HELENO, Maurício Gurjão Bezerra. O lugar da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) na política externa do governo Lula (2003-2010). O Público e o Privado, n. 23, p. 109-127, jan./jun. 2014.

MENEGHEL, Stela; AMARAL, Joana. Universidades internacionais na contracorrente. As propostas da UNILA e da UNILAB. Universidades, n. 67, p. 25-40, jan./mar. 2016.

SANTOS, A. B. Somos da terra. Piseagrama, Belo Horizonte, n. 12, p. 44-51, 2018.

SUBUHANA, C. Estudantes Moçambicanos no Rio de Janeiro, Brasil: sociabilidade e redes sociais. Imaginário, v. 13, n. 14, p. 321-355, 2007.

SUBUHANA, C. Estudar no Brasil: Imigração Temporária de Estudantes Moçambicanos no Rio de Janeiro. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.

UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB). “Curricularização da extensão e Notório Saber: desafios e caminhos possíveis” é tema de live promovida pela Proex, no dia 25 de janeiro, às 18h. 2022. Disponível em: https://unilab.edu.br/2022/01/19/curriculariza cao-da-extensao-e-notorio-saber-desafios-e-caminhos-possiveis-e-tema-de-live-pro movida-pela-proex-no-dia-25-de-janeiro-as-18h/. Acesso em: 30 jan. 2022.

UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB). Política de Creditação da Extensão Curricularizada da UNILAB: Portarias GR n. 328, 10/08/2020 e GR n. 433, 16/10/2020. Redenção: UNILAB, 2020. Disponível em: https://unilab.edu.br/wp-content/uploads/2021/04/ Anexo-da-Resolucao-Consepe_Unilab-no-81-2021-Politica-de-creditacao-da-exten sao-curricularizada-da-Unilab.pdf. Acesso em: 30 jan. 2022.

UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB). Resolução n. 8/2019/CONSEPE, de 18 de junho de 2019. Redenção: UNILAB, 2019. Disponível em: https://unilab.edu.br/wp-content/uploads/ 2019/06/Resolu%c3%a7%c3%a3o-n%c2%ba-08-2019-Normas-da-Extens%c3%a3o. pdf?_ga=2.37171497.825017595.1643585487-1755026433.1641846085. Acesso em: 30 jan. 2022.

UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB). Resolução CONSEPE/UNILAB n. 81, de 20 de abril de 2021. Redenção: UNILAB, 2021a. Disponível em: https://unilab.edu.br/wp-content/uploads/2021/04/RE04381.pdf. Acesso em: 30 jan. 2022.

UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB). Resolução CONSUNI/UNILAB n. 53, de 16 de dezembro de 2021. Redenção: UNILAB, 2021b. Disponível em: https://unilab.edu.br/wp-content/uploads/2021/12/Resolucao-Consuni-Unilab-no-53-de-16-de-dezembro-de-2021.pdf. Acesso em: 30 jan. 2022.

Fichiers supplémentaires

Publiée

2022-07-28

Comment citer

Machado, E., & César Carvalho Nascimento, R. . (2022). CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO EM UMA UNIVERSIDADE INTERIORIZADA E INTERNACIONALIZADA: : EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS INSTITUCIONAIS. Revista Extensão E Cultura Da UFRB, 22(1), 23–31. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/2839

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ - Curricularização da Extensão: diretrizes, metodologias e experiências

Articles similaires

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.