METODOLOGIA EXTENSIONISTA PARA O ENSINO DE APRENDIZADO DE MÁQUINA E ROBÓTICA NO RECÔNCAVO DA BAHIA
Palabras clave:
Programação, Inteligencia Artificial, Aprendizado por Reforço, Robótica, EducaçãoResumen
A Inteligência Artificial (IA) e a robótica são ramos do conhecimento que fomentam o interesse dos estudantes por causa de suas inúmeras aplicações na sociedade, como no futebol de robôs, na agricultura, na medicina e indústria. Dessa forma, esse projeto tem como principal objetivo incentivar o interesse por ciências exatas e engenharias, através da propagação do conhecimento em programação, inteligência artificial e robótica. Logo, foi utilizada uma metodologia dividida em etapas: desenvolvimento material didático, divulgação e seleção dos alunos, aulas presenciais, realização do Desafio de Programação para os estudantes (desafio relacionado as áreas do conhecimento: programação em R, inteligência artificial e aprendizado de máquina). Ademais, junto com o Desafio de Programação também foi realizada a II Semana da Equipe de Futebol de Robôs da UFRB (II UFRBots Week). Um ponto importante do projeto foi o incentivo a participação de mulheres, de forma que metade das vagas foram destinadas ao público feminino. O intuito desse ponto é incentivar a inserção de mulheres em atividades nas áreas das ciências exatas e tecnológicas. Sendo assim, esse projeto disseminou por meio de conhecimento para comunidade, a importância de temáticas tecnológicas retratadas para a sociedade.
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Citas
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