DANCENAS

A DANÇA EM CENA EM UMA AÇÃO EXTENSIONISTA

Autores/as

  • Paola Luzia Gomes Prudente Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Elisângela Chaves Universidade Federal de Minas Gerais
  • Keziah Cristina Ramos Fernandes Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG)
  • Fernanda Abbatepietro Novaes Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG)

Palabras clave:

Dança, Produção Digital, Instagram

Resumen

O projeto DanCenas busca colocar a dança em cena, ou seja, a dança como centralidade, que dialoga com outras dimensões dos saberes no campo da educação, lazer, cultura e arte, possibilitando diálogo acadêmico científico entre a Dança e suas mais diferentes conexões, dispersões e travessias. O projeto tem com o objetivo fomentar espaços para divulgação e circulação da produção de conhecimentos digitais sobre temáticas relacionadas à dança. As postagens são apresentadas por meio de recursos do Instagram, em quatro quadros distintos com identidades visuais específicas. Esses quadros são intitulados “Acontece em Cena”, “Diálogos em Cena”, “Dança em Cena”, “Curiosidades em cena”. Espera-se com esse projeto ampliar o acesso ao conhecimento sobre a dança, além de expandir os intercâmbios, parcerias e fomentos para o avanço e consolidação das práticas de ensino, pesquisa e extensão entre as áreas da Educação Física e Dança, ampliando sobremaneira o espaço acadêmico de interlocução.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paola Luzia Gomes Prudente, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Estudos do Lazer no Programa Interdisciplinar de Estudos do Lazer (UFMG). Professora Efetiva da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Membro do grupo de estudos e pesquisa Edudança. 

Elisângela Chaves, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora no Curso de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares do Lazer (UFMG). Líder do Grupo de Pesquisa Edudança. 

Keziah Cristina Ramos Fernandes, Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG)

Graduanda em Educação Física na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Estudante bolsista do Projeto de Extensão DanCenas. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Edudança. 

Fernanda Abbatepietro Novaes, Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG)

Doutoranda em Estudos do Lazer do Programa de Estudos Interdisciplinares do Lazer (UFMG). Professora efetiva da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Membro do grupo de Pesquisas Edudança.

Citas

CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE. Recomendação no 36. Recomenda a implantação de medidas de distanciamento social mais restritivo (lockdown), nos municípios com ocorrência acelerada de novos casos de COVID-19 e com taxa de ocupação dos serviços atingido níveis críticos. 2020. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/images/Recomendacoes/2020/Reco036.pdf. Acesso em: 1 jun. 2021.

DE SOUSA, Taciana Alves; ALMEIDA, Diélen dos Reis Borges. Divulgação científica na UFU: as ações que levam as pesquisas para fora da universidade. Revista do EDICC, v. 6, 2020.

DOS SANTOS CONCEIÇÃO, Verônica Alves; CHAGAS, Alexandre Meneses. O pesquisador e a divulgação científica em contexto de cibercultura e inteligência artificial. Acta Scientiarum. Education, v. 42, 2020.

FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA. FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. 2012. Disponível em: . Acesso em: 13 jun. 2021.

INSTAGRAM. Informação disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.instagram.android&hl=pt_BR&gl=US>. Aceso em 11 de março de 2022

NAVAS, Ana Luiza Gomes Pinto et al. Divulgação científica como forma de compartilhar conhecimento. In: CoDAS. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2020.

RANGINWALA, Saad; TOWBIN, Alexander J. Use of social media in radiology education. Journal of the American College of Radiology, v. 15, n. 1, p. 190-200, 2018.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.

SANTAELLA, Lúcia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. 4. ed. São Paulo: Paulus, 2010.

SHAFER, Serena et al. Instagram as a vehicle for education: what radiology educators need to know. Academic radiology, v. 25, n. 6, p. 819-822, 2018.

SILVA, H. C. O que é divulgação científica? Ciência & Ensino, v.1, n. 1, p. 53-59, 2006.

SIQUEIRA, Denise da Costa Oliveira. Corpo, Comunicação e cultura: a dança contemporânea em cena. Campinas- SP: Autores Associados, 2006.

Archivos adicionales

Publicado

2023-11-28

Cómo citar

Gomes Prudente, P. L., Chaves, E. ., Ramos Fernandes, K. C., & Abbatepietro Novaes, F. (2023). DANCENAS: A DANÇA EM CENA EM UMA AÇÃO EXTENSIONISTA. Revista Extensão E Cultura Da UFRB, 24(1), 98–103. Recuperado a partir de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/3334

Artículos similares

1 2 3 4 5 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.