LIGA ACADÊMICA DE ANÁLISE DE DADOS EM CIÊNCIAS SOCIAIS - LAADCS:
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Liga Acadêmica, Ação extensionista, Formação discenteResumo
Este relato de experiência tem por objetivo descrever as etapas de criação e desenvolvimento da Liga Acadêmica de Análise de Dados em Ciências Sociais - LAADCS, vinculada ao Colegiado de Ciências Sociais do Departamento de Educação, Campus I, da UNEB, que surgiu com o intuito de proporcionar a ampliação do repertório acadêmico das/os discentes do curso de Ciências Sociais na formação em pesquisa com uso de softwares qualitativos e quantitativos. Apresenta-se a contextualização de estruturação da Liga, a metodologia de trabalho adotada e um breve relato das principais atividades realizadas ao longo do ano de 2021 que estiveram relacionadas aos seguintes eixos: (a) cursos de formação continuada para as/os ligantes; (b) cursos de formação para a comunidade acadêmica e; (c) produção e difusão de conhecimento para a comunidade em geral via redes sociais (Instagram, Facebook, site e Plataforma Microsoft Teams). Estima-se a importância desta atividade extensionista no processo formativo da profissão de cientista social, tendo cumprido seu papel formativo e ofertado à comunidade interna e externa conhecimentos úteis que possam subsidiar demandas por políticas públicas para uma melhor qualidade de vida para a população.
Downloads
Referências
BAHIA. Casa Civil. Decreto nº 19.528, de 16 de março de 2020. 2020a. Disponível em:<http://www.legislabahia.ba.gov.br/documentos/decreto-no-19528-de-16-de-marco-de-2020>. Acesso: 13 dez. 2021.
BAHIA. Casa Civil. Decreto nº 19.529, de 16 de março de 2020. 20202b. Disponível em:<http://www.legislabahia.ba.gov.br/documentos/decreto-no-19528-de-16-de-marco-de-2020>. Acesso: 13 dez. 2021.
NASCIMENTO, Leonardo. Sociologia Digital: uma introdução. Salvador: Edufba, 2020 (e-book).
NASCIMENTO, Leonardo. A Sociologia Digital: um desafio para o século XXI. Sociologias, Porto Alegre, v. 18, n. 41, abr. 2016, p. 216-241. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/15174522-018004111>. Acesso: 06 ago. 2017.
NUNES, Juliane V.; WOLOSSZYN, Maíra; GONÇALVES, Berenice S; PINTO, Marli Dias de S. A pesquisa qualitativa apoiada por software de análise de dados: uma investigação a partir de exemplos. Revista Fronteiras - Estudos midiáticos. São Leopoldo, v. 19, n. 2, 2017. Disponível: <http://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/fem>. Acesso: 08 ago. 2018.
SILVA, Simone Alves da; FLORES, Oviromar. Ligas Acadêmicas no Processo de Formação dos Estudantes. Revista Brasileira de Educação Médica. Rio de Janeiro, v. 39, n. 3, 2015, p. 410-425. Disponível:<https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n3e02592013>. Acesso: 18 fev. 2021.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.