Educação socioambiental e o direito à cidade:

Reflexões sobre um programa de extensão universitária durante a pandemia da covid-19 no interior do Ceará

Autores/as

Palabras clave:

Pesquisa-ação, Universidade, Biopolítica, Tecnologias, Desigualdades Sociais

Resumen

O agravamento das desigualdades sociais gerado pela pandemia da Covid-19 fez com que os territórios urbano-periféricos enfrentassem drásticos empecilhos para o pleno acesso à educação e ao direito à cidade. Desse modo, este artigo objetiva relatar e discutir as ações de extensão universitária relacionadas ao direito à cidade promovidas pelo Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas (Laurbs) durante o ano de 2020. Para tal, adotou-se uma pesquisa-ação como estratégia metodológica. A coleta dos dados se deu mediante análises documentais nos relatórios parciais e finais das atividades de extensão, tal qual nos documentos de planejamento e planilhas para o acompanhamento das atividades. Guardadas as devidas proporções das ações relatadas, depreendeu-se que as iniciativas experienciaram dificuldades como o acesso a aparelhos tecnológicos e à internet por parte do público-alvo. Portanto, as percepções apontam para uma complexificação ainda maior da relação extensão universitária-comunidade em termos de alcance e diálogo, tal e qual os empecilhos enfrentados por indivíduos majoritariamente subalternizados na realidade social brasileira, questões essas agudizadas pela pandemia da Covid-19. Em contrapartida, as adaptações das ações extensionistas foram salutares para a continuação das atividades. As práticas foram proveitosas, logrando experiências e ferramentas para futuras intervenções diante do contexto hodierno.

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Biografía del autor/a

Geovane Gesteira Sales Torres, Universidade Federal do Cariri

Concludente do curso de graduação em Administração Pública pela Universidade Federal do Cariri - UFCA. Pesquisador do Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas - Laurbs.

Caio Ricardo da Silva, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Concludente no curso de graduação em Administração Pública pela Universidade Federal do Cariri - UFCA. Pesquisador do Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas - Laurbs.

Diego Coelho do Nascimento, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Licenciado em Geografia pela Universidade Regional do Cariri (URCA),
Bacharel em Fisioterapia pela Faculdade Leão Sampaio, Especialista em
Geografia e Meio Ambiente pela Universidade Regional do Cariri (URCA),
Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável da Universidade Federal
do Ceará (UFC/ Campus Cariri) e Doutor em Geografia pela Universidade
Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente, é Professor Adjunto da
Universidade Federal do Cariri (UFCA) atuando no curso de Administração
Pública/Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Bolsista de
Produtividade em Pesquisa da Fundação Cearense de Apoio ao
Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e Coordenador/Líder do
Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas
(LAURBS). Dedica-se à pesquisas no âmbito do Planejamento Urbano,
Sustentabilidade, Desenvolvimento Regional, Problemáticas e Gestão
Urbanas/Metropolitanas e Políticas Públicas

Citas

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Publicado

2022-01-19

Cómo citar

Sales Torres, G. G., Ricardo da Silva, C., & Coelho do Nascimento, D. (2022). Educação socioambiental e o direito à cidade: : Reflexões sobre um programa de extensão universitária durante a pandemia da covid-19 no interior do Ceará. Revista Extensão E Cultura Da UFRB, 21(1), 16–30. Recuperado a partir de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/2706

Número

Sección

Sociedade, estado e o público: formação e ação por caminhos democráticos

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