Apoio acadêmico a estudantes de graduação em tempos de pandemia
Uma experiência de acolhimento e (in)formação
Palavras-chave:
Ingresso na graduação, Vida Acadêmica, Formação UniversitáriaResumo
O presente relato tem como propósito socializar a experiência de apoio, acolhimento e (in)formação aos estudantes de diferentes cursos sobre a universidade e certos aspectos da vida acadêmica. Do ponto de vista metodológico, o conjunto de ações relativas à atividade formativa denominada “Monitoria de Graduação”, que foi planejada e desenvolvida do grupo PET UFRB e Recôncavo em Conexão no ano de 2020, direcionada aos estudantes calouros no contexto da pandemia da Covid-19. A atividade inicialmente pensada para o formato presencial foi transformada o formato remoto e contou com a participação de estudantes, facilitadores, professores, técnicos-administrativos, entre outros participantes interessados. As sessões tinham duração de três horas cada, assumiram a dinâmica de três blocos – primeiro de exposição, segundo de discussão/reflexão e terceiro de dúvidas e proposições. Em síntese, os resultados da atividade evidenciaram contribuições no aspecto formativo dos estudantes, se revelando um suporte necessário no processo de afiliação universitária, desenvolvida em um ambiente motivacional, informativo e integrador, permitindo que desenvolvam o sentimento de pertencimento à Universidade importante para adaptação e, entre as dificuldades encontradas, destaca-se a queda esporádica da internet, que impossibilitava a compreensão dos argumentos dos interlocutores – que por vezes era solucionado quando a pessoa retomava sua fala.
Downloads
Referências
COULON, A. A condição de estudante: a entrada na vida universitária. Tradução de Georgina Santos e Sonia Sampaio. Salvador: Edufba, 2008.
MACHADO, P. L. P. Educação em tempos de pandemia: o ensinar através de tecnologias e mídias digitais. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. ed.06, vol. 08, p. 58-68. Jun/2020.
TEIXEIRA, M.; DIAS, A. C. G.; WOTTRICH, S. H.; OLIVEIRA, A. M. Adaptação à universidade em jovens calouros. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE). Volume 12 Número 1 Janeiro/Junho 2008. Disponível em:<https://www.scielo.br/pdf/pee/v12n1/v12n1a13.pdf>. Acesso em 27 de janeiro de 2021.
SILVA, N. Processo de afiliação de egressos da EJA no Ensino Superior: desafios e propostas à docência universitária. Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, vol. 3, nº 5, 2015.
SAMPAIO, S. M. R; SANTOS, G. O conceito de afiliação estudantil como ferramenta para a gestão pedagógica da educação superior. In: Conferência FORGES–Fórum do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, 2ª, Macau. 2012. Disponível em:< https://www.aforges.org/wp-content/uploads/2017/03/Sampaio-Sonia-UFB-Brasil.pdf>. Acesso em: 02 de Janeiro de 2021.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.