Tecendo redes na saúde: práticas integrativas e complementares como possibilidades na educação do campo
DOI:
https://doi.org/10.46635/revise.v11ifluxocontinuo.3216Palavras-chave:
COVID-19, Rede Intersetorial, Educação em Saúde, Terapias Complementares, Promoção da saúde, Curso de Formação em PICS UFRB/CONTAG/ANEPSResumo
As comunidades do campo vivenciam situações de vulnerabilidade, agravadas na pandemia, com redução da comercialização agrícola e, ainda, quando adoecidas, enfrentam dificuldade para acessar o sistema de saúde. Diante da ineficiência da gestão da crise na mitigação dos efeitos do Covid-19, ações solidárias e cooperadas que favoreçam a autonomia da sociedade civil e organizada, fazem-se necessárias para fomentar outras possibilidades e modos de promoção da saúde. Objetivo: Relatar a experiência inovadora e cooperada na Educação do Campo, durante a pandemia, a partir do curso de formação de multiplicadores/as em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Componentes Metodológicos: Relato de experiência sobre o curso construído coletivamente por representantes de entidades e movimentos sociais. Resultados: O curso mobilizou a construção de diagnósticos locais e planos de ação, articulando diversos setores e pessoas e, impulsionando outras atividades de cuidado. Conclusão: A experiência sensibilizou a construção de uma rede com perspectivas transformadoras na promoção de saúde nos territórios, por meio das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.