Mundo do filme e mundo do espectador
Mots-clés :
Experiência do cinema, Realismo e conhecimento no cinema, Recepção cinematográficaRésumé
Este trabalho procura discutir algumas especificidades de nossa experiência dentro e fora
da sala de cinema, incluindo as motivações que nos levam à sala escura de projeção. Neste registro,
observamos o choque entre a experiência de transparência causal do mundo do filme e a de
ininteligibilidade que temos em relação à vida. Conceitos como verossimilhança, plausibilidade e
realismo cinematográfico são relacionados à experiência de transparência causal. Examinamos em
seguida três formas através das quais a experiência cinematográfica resulta em conhecimento:
identificação com as personagens, observação dos acontecimentos diegéticos, a transformação
subjetiva produzida pelo diálogo entre nossa história de vida e a estabilização alcançada pelo círculo
hermenêutico na experiência da fruição estética. Num terceiro momento, examinamos a natureza e
os efeitos da experiência estética e a sua relação com a realidade quando consideramos configurações
realistas de cinema.