Jornalismo de moda

crítica, feminilidade e arte

Autores/as

  • Renata Pitombo Cidreira

Palabras clave:

Jornalismo, Moda, Crítica, Feminilidade, Arte

Resumen

O presente texto observa a especificidade do jornalismo de moda que desempenha três
funções principais: coloca em evidência uma cultura diferente do corpo; descreve o dispositivo e os
meios de um sistema de consumo essencialmente vestimentar que serve ao entretenimento; exibe
um discurso de moral social alocado sobre a égide da moda triunfante. Nesse sentido, através de uma
linguagem crítica, que associa envolvimento estético e avaliação, o jornalismo de moda propicia a
emergência de uma cultura da feminilidade, provocando uma transformação eficaz das relações sociais.
Jogando simultaneamente com os valores da moral e do utilitarismo econômico, a moda promove a
necessidade do consumo como uma categoria essencial da existência. Após reconhecer esses traços,
procura-se compreender como o fenômeno moda é enquadrado na imprensa, identificando distintos
modos de ver.

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Publicado

2019-01-18