ENTRE O PUNITIVISMO E A RESISTÊNCIA

Práticas de letramento de jovens negros na socioeducação

Autores/as

Palabras clave:

Socioeducação, Privação de liberdade, racismo, Juventudes, escrita

Resumen

O debate sobre a socioeducação, neste artigo, estabelece como ponto de partida a relação entre racismo, juventude e privação de liberdade nas experiências de vida e letramento de jovens negros privados de liberdade no Brasil. A partir destas chaves de leitura, buscamos compreender as práticas de letramento de jovens negros privados de liberdade com o aporte teórico dos estudos sobre relações etnicorraciais e dos novos estudos sobre letramento. O argumento central do artigo é que os textos escritos por jovens que cumprem medida socioeducativa em regime fechado (internação) evidenciam tensionamentos entre o discurso punitivista que perpassa as experiências destes jovens no sistema socioeducativo e, por outro lado, o uso da escrita como estratégia de resistência à violência que sofrem dentro e fora do sistema.

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Biografía del autor/a

Ana Cláudia Ferreira Godinho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa Trabalho, Movimentos Sociais e Educação.
Coordenadora do projeto de pesquisa Educação e Letramento em Espaços de Privação de Liberdade na Região Sul do Brasil.
Membro da Remir - Rede de Estudos e Extensão em Contexto de Privação de Liberdade.

Ana Clara de Oliveira Peixoto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestra em Educação (Linha de pesquisa Estado, Trabalho-Educação e Movimentos Sociais) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2023) Graduada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (2020). É técnica em Administração (2015). Foi estagiária na Gerência de Programação - GEPRO - do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (2018-2020) e da ANCINE - Agência Nacional do Cinema (2018) atuou na Superintendência de Desenvolvimento Econômico. Tem experiência na área de Ciências Sociais, Estudos de Gênero, raça e classe e Educação, com ênfase em na privação de liberdade de jovens e adolescentes. É Educadora popular da Rede Emancipa (Emancipa no DEGASE) desde 2019. Foi produtora do Grupo Teatral KRIADAKI - grupo composto por egressos do sistema prisional - (2019-2020) e desde 2019 é pesquisadora do PSV (Perceber sem ver) da Universidade Federal Fluminense, grupo de pesquisa e extensão que realiza oficinas e diálogos com pessoas cegas e de baixa visão. Também atua desde 2020 no Escrevivendo a liberdade - Grupo de pesquisa e extensão com parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro que se propõe a discutir leituras, remição de pena, desencarceramento e Escrevivências (termo cunhado pela autora Conceição Evaristo) e elaborar oficinas de escrita literária e leitura para adolescentes que estão em internação no DEGASE - RJ

 

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Publicado

2025-05-11

Cómo citar

Ferreira Godinho, A. C., & de Oliveira Peixoto, A. C. (2025). ENTRE O PUNITIVISMO E A RESISTÊNCIA: Práticas de letramento de jovens negros na socioeducação. La Jóvenes Del Sur Globa - Revista De Sociología De La Juventud, 1(1), 1–17. Recuperado a partir de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/jovens/article/view/4793