BETWEEN PUNISHMENT AND RESISTANCE

literacy practices of black youth deprived of freedom

Authors

Keywords:

Socioeducation, deprivation of liberty, racism, youth, writi, writing

Abstract

The debate about socio-education, in this article, establishes as a starting point the relationship between racism, youth, and deprivation of freedom in the life experiences and literacy of young black people deprived of liberty in Brazil. Based on these interpretative keys, we seek to understand the literacy practices of young black people deprived of liberty with the theoretical contribution of studies on ethnic-racial relations and new literacy studies. The central argument of the article is that the texts written by young people who are serving socio-educational measures in closed regime (internment) show tensions between the punitive discourse that permeates their experiences in the socio-educational system and, on the other hand, the use of writing as a strategy of resistance to the violence they suffer inside and outside the system.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Cláudia Ferreira Godinho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa Trabalho, Movimentos Sociais e Educação.
Coordenadora do projeto de pesquisa Educação e Letramento em Espaços de Privação de Liberdade na Região Sul do Brasil.
Membro da Remir - Rede de Estudos e Extensão em Contexto de Privação de Liberdade.

Ana Clara de Oliveira Peixoto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestra em Educação (Linha de pesquisa Estado, Trabalho-Educação e Movimentos Sociais) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2023) Graduada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (2020). É técnica em Administração (2015). Foi estagiária na Gerência de Programação - GEPRO - do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (2018-2020) e da ANCINE - Agência Nacional do Cinema (2018) atuou na Superintendência de Desenvolvimento Econômico. Tem experiência na área de Ciências Sociais, Estudos de Gênero, raça e classe e Educação, com ênfase em na privação de liberdade de jovens e adolescentes. É Educadora popular da Rede Emancipa (Emancipa no DEGASE) desde 2019. Foi produtora do Grupo Teatral KRIADAKI - grupo composto por egressos do sistema prisional - (2019-2020) e desde 2019 é pesquisadora do PSV (Perceber sem ver) da Universidade Federal Fluminense, grupo de pesquisa e extensão que realiza oficinas e diálogos com pessoas cegas e de baixa visão. Também atua desde 2020 no Escrevivendo a liberdade - Grupo de pesquisa e extensão com parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro que se propõe a discutir leituras, remição de pena, desencarceramento e Escrevivências (termo cunhado pela autora Conceição Evaristo) e elaborar oficinas de escrita literária e leitura para adolescentes que estão em internação no DEGASE - RJ

 

References

ALMEIDA, S (2019) Racismo Estrutural. Coleção Feminismos Plurais. São Paulo, Sueli Carneiro, Pólen.

ARROYO, M (2010) Currículo - Território em Disputa. Petrópolis, Editora Vozes.

BAKHTIN, M (2014) Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec.

CERQUEIRA, Daniel; BUENO, Samira (coord.). Atlas da violência 2023. Brasília: Ipea; FBSP,2023. DOI: https://dx.doi.org/10.38116/riatlasdaviolencia2023

COSTA, A P C, Martins, C H S, Silva, H C (2020) Necroeducação: reflexões sobre a morte do negro no sistema educacional brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 25, e250043. p.1-22.

COSTA, A P M (2015) Os direitos dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e o sistema constitucional brasileiro. In: CRAIDY, C M; SZUCHMAN, K (Orgs.) Socioeducação: Fundamentos e Práticas. POrto Alegre: Editora da UFRGS. p.12-27

FANON, Frantz (1983) . Pele negra, máscaras brancas. Rio de Janeiro: Ed. Fator.

FREIRE, P (1987) A importância do ato de ler em três artigos que se complementam. São Paulo: Editora Cortez.

FREIRE, P (1996) Pedagogia da Autonomia. São Paulo, Paz e Terra.

GOFFMAN, I (1974) Manicômios, Prisões e Conventos. São Paulo, Ed. Perspectiva.

GOMES, N L; LABORNE, A A P (2018) Pedagogia da Crueldade: Racismo e extermínio da juventude negra. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.34, e197406, p.1-26

HOOKS, bell (2013). Ensinando a transgredir: a Educação como prática de liberdade. São Paulo. 2013. Editora Martins Fontes.

KILOMBA, Grada (2015). Tradução livre do texto While I write de Grada Kilomba, feito por Anne Caroline Quiangala. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=UKUaOwfmA9w

KLEIMAN, A (2008) Os Estudos sobre Letramento e a Formação do Professor de Língua Materna. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, p. 487-517, set./dez.

KRENAK, Ailton (2020). A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras.

MBEMBE, Achille (2016). Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. Tradução de Renata Santini. São Paulo.

MIGNOLO, Walter (2013). Decolonialidade como o caminho para a cooperação. IHU Online. Edição 431, nov. Disponível em: Acesso em: 4 de mar. 2023.

QUIJANO, A (2000). Colonialidad del Poder, Eurocentrismo y América Latina. In: LANDER, E (Org.) Colonialidad del Saber y Eurocentrismo. Buenos Aires, Ed. Unesco-Clacso.

SEGATO, Rita (2021) Contrapedagogías de la Crueldad. 3ª edição. Buenos Aires, Prometeo Libros.

STREET, B (2010) Os Novos Estudos sobre o Letramento: Histórico e Perspectivas. In: MARINHO, M; CARVALHO, G T (Orgs.). Cultura Escrita e Letramento. Belo Horizonte, Ed.UFMG.

VIDAL, A. (2022) Traços de vidas juvenis: rastros em escritas de jovens na socioeducação. Tese - Doutorado em Educação. Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Published

2025-05-11

How to Cite

Ferreira Godinho, A. C., & de Oliveira Peixoto, A. C. (2025). BETWEEN PUNISHMENT AND RESISTANCE: literacy practices of black youth deprived of freedom. Global South Young - Journal of Sociology of Youth, 1(1), 1–17. Retrieved from https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/jovens/article/view/4793