JOVENS LEITORES NA ESCOLA

fatores relacionados ao hábito de leitura no ensino médio

Autores/as

Palabras clave:

Juventude, ensino médio, hábitos de leitura, escola, capital cultural

Resumen

O artigo traz resultados de uma pesquisa quantitativa sobre jovens estudantes do Ensino Médio do estado do Ceará a partir dos hábitos de leitura de livros e textos não didáticos. Foram aplicados 1.313 questionários entre o segundo semestre de 2017 e o primeiro de 2018, em 35 escolas públicas e privadas, distribuídas em 9 municípios. Percebeu-se a existência expressiva de leitores no seio escolar e se construiu um perfil do que chamamos de “cultura da leitura”: frequentar bibliotecas e associar outros tipos de leituras (como histórias em quadrinhos e mangás). Procuramos entender quais fatores estão associados ao hábito da leitura dos jovens através de medidas de associação e regressão logística multivariada, com resultados que apontam que o hábito de leitura está relacionado com práticas e interesses do mundo da cultura e política em geral, e não necessariamente como um resultado das condições socioeconômicas. Assim, indicadores como renda, escolaridade da mãe e raça impactam menos na construção dos hábitos de leitura do que outros como interesse em política, apreço por música estrangeira, tipo de afiliação religiosa, ou ser do sexo feminino; ainda que outros aspectos estruturais tenham efeito.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Irapuan Peixoto Lima Filho Lima Filho, Universidade Federal do Ceará

É professor Associado do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), pesquisador do Laboratório de Estudos em Política, Educação e Cidade (LEPEC/UFC). Foi membro da Comissão Editorial da Revista de Ciências Sociais (RCS), periódico científico com mais de 50 anos de existência. Foi Coordenador do Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (EPDS), numa parceria da UFC com o Ministério da Educação (MEC); e foi Coordenador do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) na UFC. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (2002), Mestrado em Sociologia (2004) e Doutorado em Sociologia (2010), ambos pela Universidade Federal do Ceará. Atua na área de Sociologia, principalmente nos temas: juventude, música, educação, sociologia urbana, mobilidade urbana, políticas públicas. Participou da equipe da UFC que elaborou o Plano Integrado de Regularização Fundiária (PIRF) das Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) do Bom Jardim, Pici e Poço da Draga, na cidade de Fortaleza, em uma ação da UFC, coordenada pelo LEPEC e desenvolvida em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza e o Instituo de Planejamento de Fortaleza (IPLANFOR), entre 2019 e 2020. Entre 2020 e 2023, participou da equipe de pesquisadores do projeto Virando o Jogo - Juventude e Superação: Intervindo e Monitorando para Construir Competências Familiares e Habilidades Socioemocionais", desenvolvido pela UFC e a Universidade de Fortaleza (UNIFOR) para pesquisar, avaliar e intervir no programa Virando o Jogo da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) do Governo do Estado do Ceará. Realiza pesquisas sobre sociabilidades juvenis na escola e sobre mobilidade urbana e usos do espaço público nas grandes cidades. Dentre suas publicações recentes de destaque está a organização da Coleção Educação, Pobreza e Desigualdade Social, em 4 volumes, pela Editora Pontes e MEC, em 2019; a organização, ao lado da professora Danyelle Nilin Gonçalves, do livro "Escola e Universidade: encontros entre Sociologia e Educação", publicado como ebook pela UFC como parte do Edital de Livros da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), em 2020; o verbete "Ensino de Sociologia e Juventude" no Dicionário do Ensino de Sociologia da editora Café com Sociologia, em 2020; e a coautoria no artigo "Educação, Pobreza e Desigualdade Social: Discussões e proposições metodológicas para pesquisa", publicado na Revista de Ciências Sociais (vol. 52, n. 1), em 2021; a coautoria no artigo "O trabalho docente e a pandemia da covid-19: Uma investigação com professores do ensino fundamental e médio" (Revista Teoria Cultura, vol. 17, n. 1), em 2022; e a coautoria no artigo "Deslocamento casa-trabalho: o uso dos modais e do tempo na cidade de Fortaleza" (Cadernos Metrópole, v. 25, n. 57), em 2023.

Harlon Romariz Rabelo Santos, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Sociologia (UFRGS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Citas

ABEP. (2016). Critério Brasil 2015 e atualização da distribuição de classes para 2016. São Paulo: ABEP.

Adorno, Theodor. (2022). Indústria Cultural e Sociedade (2 ed.). Paz & Terra.

Agresti, Alan, & Finlay, Barbara. (2012). Métodos estatísticos para as ciências sociais (4 ed.). Penso.

Archer, Margaret Scotford. (1983). Process without system. European Journal of Sociology, 24(1), 196-221.

Beck, Ulrich. (2008). “Momento cosmopolita” da sociedade de risco. ComCiência(104).

Beck, Ulrich. (2010). Kiss the frog: the cosmopolitan turn in Sociology. Global Dialogue: Magazine of the International Sociological Association, 1(2).

Benjamin, Walter. (1983). A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução (2 ed.). Abril Cultural.

Bourdieu, Pierre, & Passeron, Jean-Claude. (2012). A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino (5 ed.). Vozes.

Bourdieu, Pierre, & Passeron, Jean-Claude. (2018). Os herdeiros: os estudantes e a cultura (2 ed.). UFSC.

Brunkhorst, Hauke. (2011). Alguns problemas conceituais e estruturais do cosmopolitismo global. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 26(76), 7-38.

CEARÁ. (2018). Educação profissional: conheça o trabalho, a estrutura e os resultados das Escolas Estaduais de Educação Profissional do Ceará. Fortaleza: SEDUC. Retrieved from https://educacaoprofissional.seduc.ce.gov.br/?option=com_content&view=article&id=3&Itemid=103%2C

Certeau, Michel de. (1996). A invenção do cotidiano: as artes de fazer (Vol. 1). Vozes.

Clarke, John, Hall, Stuart, Jefferson, Tony, Powell, Rachel, & Roberts, Brian. (2014). Estilo. In S. Hall & T. Jefferson (Eds.), Rituales de resistencia. Subculturas juveniles en la Gran Bretaña de Posguerra (pp. 77-90). Traficantes de Sueños.

Eco, Umberto. (2014). Apocalípticos e integrados (5 ed.). Debolsillo.

Elias, Norbert, & Dunning, Eric. (2014). Deporte y ócio en el proceso de la civilización (3 ed.). FCE.

INEP. (2019). Censo Escolar 2017: divulgação de resultados. Brasília: INEP.

IPECE. (2007). Ceará em Mapas: Demografia. Fortaleza: IPECE. Retrieved from http://www2.ipece.ce.gov.br/atlas/capitulo2/22.htm#:~:text=e%2048%2C74%25%20o%20percentual,(4.120.088%20hab.)&text=A%20raz%C3%A3o%20de%20sexo%2C%20que,100%20mulheres%20na%20popula%C3%A7%C3%A3o%20cearense

Lahire, Bernard. (1997). Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. Ática.

Lahire, Bernard. (2002). Homem plural: os determinantes da ação. Vozes.

Lahire, Bernard. (2004). Retratos sociológicos: disposições e variações individuais. Artmed.

Lahire, Bernard. (2006). A cultura dos indivíduos. Artmed.

Lahire, Bernard. (2017a). Leituras populares: modos de apropriação de texto. In R. VISSER & L. JUNQUEIRA (Eds.), Dossiê Bernard Lahire (pp. 31-76). Editora UFMG.

Lahire, Bernard. (2017b). Patrimônios de disposições: para uma sociologia em escala individual. In R. VISSER & L. JUNQUEIRA (Eds.), Dossiê Bernard Lahire (pp. 31-76). Editora UFMG.

Leiva, João, & Meireles, Ricardo. (2018). Cultura nas Capitais: como 33 milhões de brasileiros consumem diversão e arte. 12street, JLeiva Cultura e Esporte.

Nogueira, Maria Alice. (2021). O capital cultural e a produção das desigualdades escolares contemporâneas. Cadernos de Pesquisa, 51, 1-13, Article e07468. https://doi.org/10.1590/198053147468

Silva, Gisela. (2012). O best-seller na revalorização de sentidos: “Harry Potter” e o tema da criança imaginal. Cadernos CEDES, 32(86), 31-44.

Publicado

2025-05-11

Cómo citar

Lima Filho, I. P. L. F., & Santos, H. R. R. (2025). JOVENS LEITORES NA ESCOLA: fatores relacionados ao hábito de leitura no ensino médio. La Jóvenes Del Sur Globa - Revista De Sociología De La Juventud, 1(1), 1–24. Recuperado a partir de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/jovens/article/view/4785