YOUNG READERS AT SCHOOL

factors related to high school students' reading habits

Authors

Keywords:

youth, high school, reading habits, school, cultural capital

Abstract

The article brings the results of a quantitative research on young high school students in the state of Ceará, based on the habits of reading books and non-didactic texts. 1,313 questionnaires were applied between the second semester of 2017 and the first semester of 2018 in 35 public or private schools, distributed in 9 municipalities. The expressive existence of readers within schools was perceived and a profile of what we call “reading culture” was built: attending libraries and associating other types of reading (such as comic books and manga). We tried to understand which factors are associated with the reading habit of young people through association measures and multivariate logistic regression, with results that show that the reading habit is related to practices and interests in the world of culture and politics in general, and not necessarily to a result of socioeconomic conditions. Thus, indicators such as family income, mother's level of education and race have less impact on the construction of reading habits than others such as interest in politics, appreciation for foreign music, type of religious affiliation, or being female, even if structural aspects have their effect.

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Author Biographies

Irapuan Peixoto Lima Filho Lima Filho, Universidade Federal do Ceará

É professor Associado do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), pesquisador do Laboratório de Estudos em Política, Educação e Cidade (LEPEC/UFC). Foi membro da Comissão Editorial da Revista de Ciências Sociais (RCS), periódico científico com mais de 50 anos de existência. Foi Coordenador do Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (EPDS), numa parceria da UFC com o Ministério da Educação (MEC); e foi Coordenador do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) na UFC. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (2002), Mestrado em Sociologia (2004) e Doutorado em Sociologia (2010), ambos pela Universidade Federal do Ceará. Atua na área de Sociologia, principalmente nos temas: juventude, música, educação, sociologia urbana, mobilidade urbana, políticas públicas. Participou da equipe da UFC que elaborou o Plano Integrado de Regularização Fundiária (PIRF) das Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) do Bom Jardim, Pici e Poço da Draga, na cidade de Fortaleza, em uma ação da UFC, coordenada pelo LEPEC e desenvolvida em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza e o Instituo de Planejamento de Fortaleza (IPLANFOR), entre 2019 e 2020. Entre 2020 e 2023, participou da equipe de pesquisadores do projeto Virando o Jogo - Juventude e Superação: Intervindo e Monitorando para Construir Competências Familiares e Habilidades Socioemocionais", desenvolvido pela UFC e a Universidade de Fortaleza (UNIFOR) para pesquisar, avaliar e intervir no programa Virando o Jogo da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) do Governo do Estado do Ceará. Realiza pesquisas sobre sociabilidades juvenis na escola e sobre mobilidade urbana e usos do espaço público nas grandes cidades. Dentre suas publicações recentes de destaque está a organização da Coleção Educação, Pobreza e Desigualdade Social, em 4 volumes, pela Editora Pontes e MEC, em 2019; a organização, ao lado da professora Danyelle Nilin Gonçalves, do livro "Escola e Universidade: encontros entre Sociologia e Educação", publicado como ebook pela UFC como parte do Edital de Livros da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), em 2020; o verbete "Ensino de Sociologia e Juventude" no Dicionário do Ensino de Sociologia da editora Café com Sociologia, em 2020; e a coautoria no artigo "Educação, Pobreza e Desigualdade Social: Discussões e proposições metodológicas para pesquisa", publicado na Revista de Ciências Sociais (vol. 52, n. 1), em 2021; a coautoria no artigo "O trabalho docente e a pandemia da covid-19: Uma investigação com professores do ensino fundamental e médio" (Revista Teoria Cultura, vol. 17, n. 1), em 2022; e a coautoria no artigo "Deslocamento casa-trabalho: o uso dos modais e do tempo na cidade de Fortaleza" (Cadernos Metrópole, v. 25, n. 57), em 2023.

Harlon Romariz Rabelo Santos, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Sociologia (UFRGS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

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Published

2025-05-11

How to Cite

Lima Filho, I. P. L. F., & Santos, H. R. R. (2025). YOUNG READERS AT SCHOOL: factors related to high school students’ reading habits. Global South Young - Journal of Sociology of Youth, 1(1), 1–24. Retrieved from https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/jovens/article/view/4785