JOVENS LEITORES NA ESCOLA
fatores relacionados ao hábito de leitura no ensino médio
Palavras-chave:
Juventude, ensino médio, hábitos de leitura, escola, capital culturalResumo
O artigo traz resultados de uma pesquisa quantitativa sobre jovens estudantes do Ensino Médio do estado do Ceará a partir dos hábitos de leitura de livros e textos não didáticos. Foram aplicados 1.313 questionários entre o segundo semestre de 2017 e o primeiro de 2018, em 35 escolas públicas e privadas, distribuídas em 9 municípios. Percebeu-se a existência expressiva de leitores no seio escolar e se construiu um perfil do que chamamos de “cultura da leitura”: frequentar bibliotecas e associar outros tipos de leituras (como histórias em quadrinhos e mangás). Procuramos entender quais fatores estão associados ao hábito da leitura dos jovens através de medidas de associação e regressão logística multivariada, com resultados que apontam que o hábito de leitura está relacionado com práticas e interesses do mundo da cultura e política em geral, e não necessariamente como um resultado das condições socioeconômicas. Assim, indicadores como renda, escolaridade da mãe e raça impactam menos na construção dos hábitos de leitura do que outros como interesse em política, apreço por música estrangeira, tipo de afiliação religiosa, ou ser do sexo feminino; ainda que outros aspectos estruturais tenham efeito.
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