ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN – UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Maria José da Silva

Palavras-chave:

Síndrome de Down, Alfabetização, Atendimento Educacional Especializado, Inclusão Escolar

Resumo

O presente trabalho visa discutir aspectos inclusivos em relação à Síndrome de Down, ao analisar as possibilidades de alfabetização de uma estudante da Rede Municipal de Ensino Fundamental I na cidade de Salvador-Ba. O método de pesquisa foi à abordagem qualitativa, com foco no estudo de caso, utilizamos como instrumentos o levantamento bibliográfico, observação participante e questionários que foram realizados com colegas, professores e familiares. Com vistas atender as reais necessidades da aluna S foi elaborado um Plano de Atendimento Educacional Especializado (AEE) onde se projetou a realização de um trabalho direcionado à criança com deficiência intelectual, focado em ações específicas, dando ênfase ao conhecimento da aluna e de suas particularidades. O mesmo pretende auxiliar a equipe pedagógica a desenvolver e executar atividades lúdicas, pedagógicas e sociais que favoreçam o desenvolvimento, fortalecimento e amadurecimento humano, da aluna e de outras crianças com deficiências a fim de que possam favorecer o desenvolvimento da independência, autonomia e cidadania dentro e fora da escola. Constata-se, a importância desse trabalho enquanto recurso pedagógico, pois contribui para que haja uma maior interação, evolução, compreensão e socialização no processo de ensino e aprendizagem de todos, dentro da perspectiva de inclusão escolar.

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Referências

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Publicado

2024-12-11

Como Citar

Silva, M. J. da. (2024). ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN – UM ESTUDO DE CASO. Revista Acadêmica GUETO, 8(17). Recuperado de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5217

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