Inclusão Acadêmica e Permanência Qualificada de Estudantes Quilombolas no Recôncavo Baiano

Autores

  • Ana Maria Silva Oliveira

Palavras-chave:

Inclusão, Comunidades Quilombolas, Educação Superior

Resumo

A matrícula de estudantes em Institutos de Educação Superior (IES), na primeira década do século XXI, está demonstrando mudanças no perfil de ingressos: o acesso de grupos tradicionalmente excluídos do processo educacional como as mulheres pretas, os indígenas e os quilombolas está em constante crescimento e é cada vez maior a sua demanda por cursos habitualmente ocupados por estudantes masculinos e de etnia branca. Este artigo pretende analisar aspectos quantitativos e descritivos dessa mudança, atendo-se principalmente aos estudantes oriundos de comunidades quilombolas, tendo a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) como referência e amparando-se em dados obtidos com o questionário do perfil de ingressos que é semestralmente aplicado no ato de matrícula desta Instituição. Apesar dos avanços, entende-se como imprescindível a implementação de políticas de inclusão e de permanência que possibilitem um ensino superior mais equânime em nosso país.

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Publicado

2024-11-19

Como Citar

Oliveira, A. M. S. (2024). Inclusão Acadêmica e Permanência Qualificada de Estudantes Quilombolas no Recôncavo Baiano. Revista Acadêmica GUETO, 3(07). Recuperado de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5093

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