Oficina de Dança Afro: Uma Possibilidade de Trabalho das Relações Étnicas e Raciais

Autores

Palavras-chave:

Dança-afro, Oficina, Cultura afro

Resumo

Este artigo constitui-se num relato de experiência de oficinas pedagógicas de Dança Afro realizada em escolas, eventos acadêmicos e comunidades negras, tendo em visa a relevância e necessidade de conhecermos a cultura afro brasileira e suas contribuições no cenário nacional. Bem como, valorizar a (o) negra (o) numa perspectiva de aceitação e auto afirmação de seu corpo e história. Para tanto, propomos um olhar histórico para a dança afro na Bahia, assim como uma análise do bloco afro Ilê Aiyê de Salvador - BA. Com a finalidade de promover reflexões sobre a cultura africana e afro-brasileira por meio da dança, a oficina é organizada de modo teórico e prático. As oficinas pedagógicas se constituem em uma metodologia que possibilita a exploração de diversos aspectos do processo de ensino e aprendizagem. Elas se constituem numa metodologia que possibilita a interação e a produção de conhecimentos por meio do diálogo, dúvidas e inquietações. Este pressuposto torna-se importante na medida em que o ser humano tem a necessidade de construir espaços de sociabilidade em que se faz e refaz, tendo em vista sua incompletude.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

IBGE - Instituto brasileiro de geografia e estatística. Característica étnico raciais da população de 2010. Acesso em: 03 de março de 2015. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/>.

Ilê Aiyê. Site oficial. Acesso em: 07 de janeiro de 2015. Disponível em: <http://www.ileaiyeoficial.com/>.

MOREIRA, Anália de Jesus. As concepções de corpo na Associação Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê: um estudo a partir da história do bloco e das práticas pedagógicas das Escolas Banda Erê e Mãe Hilda. - Salvador, 2013.

_____________. Anália de Jesus. Processo Civilizatório da Cultura Africana e Afrobrasileira e as Concepções de Corpo, Cultura e Educação No Blo Ilê Aiyê. Entrevista. Entrelaçando - Revista Eletrônica de Culturas e Educação. N. 2, p. 1-16, Ano 2 (Set/2011). ISSN 2179.8443.

PERIN, Rosemary Rufina dos Santos. Os Cadernos de Educação do Projeto de Extensão Pedagógica Ilê aiyê: Um precursos das Diretrizes Curriculares da Lei 10639. - Salvador, BA: RRSP, 2007.

SIGILIÃO, Cláudia Couto. Duas tendências de re-africanização: Rio de Janeiro e Salvador. Brasília, 2009.

OLIVEIRA, Débora Ferraz de. A construção da identidade negra através da dança afro brasileira: a história de Mestre King. Fundação Biblioteca Nacional. Programa Nacional de Apoio à Pesquisa/MinC. 2008. Disponível em: . Acesso em: 27 de Nov. de 2014.

Downloads

Publicado

2024-11-19

Como Citar

Souza, T. C. S. de, & Conceição, C. C. dos S. da. (2024). Oficina de Dança Afro: Uma Possibilidade de Trabalho das Relações Étnicas e Raciais. Revista Acadêmica GUETO, 3(06). Recuperado de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5074

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.