Escola como Mercadoria do Capital: Emancipação Política para Libertação

Autores

Palavras-chave:

Emancipação, Consciência, Política

Resumo

O presente artigo objetiva discutir possíveis contribuições para a emancipação política dos trabalhadores, defendendo a possibilidade e a importância da emancipação política por meio do ensino escolar. Tendo em vista que a educação escolar tem o papel, desde sua origem histórica, de proporcionar a inserção social dos alunos nas mais diversas esferas da sociedade, propiciando aos alunos o conhecimento da cultura e das relações sociais em que estão inseridos, entendemos que a educação escolar tem que ser voltada para o desenvolvimento de uma formação que tenha na cidadania e na emancipação os meios para que haja a inserção dos alunos nos processos sociais. O texto discute como a educação foi incorporada à lógica do capital e transformada em mercadoria para seu desenvolvimento e defende a importância da emancipação política da população através do sistema escolar público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, Theodor. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

ALTHUSSE, Louis. Aparelho ideológico de estado: nota sobre os aparelhos ideológico do estado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.

BICALHO, Luiz Carvalho. O Capital Resumo Literal Condensação dos Livros 1, 2 e 3. São Paulo: Novos Rumos, 1990.

BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

BURNS, Edward Mcnall. História da civilização ocidental. Rio de Janeiro: Editora Globo, 1994.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

IASI, Mauro Luis. ensaio sobre consciência e manipulação. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. O manifesto comunista. São Paulo: Boitempo Editorial, 1998.

SANTOS. Milton. Por uma outra Globalização - do pensamento único a consciência universal. São Paulo, Record, 2000.

SAVIANI, Demerval. Escola e democracia: teorias da educação. curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. Campinas: Autores Associados, 2009.

SEVERINO. Antônio Joaquim. Filosofia. São Paulo: Cortez Editora, 2007.

FRIGOTTO, Gudêncio. Educação e o capitalismo real. São Paulo, Cortez, 1995.

Downloads

Publicado

2024-11-18

Como Citar

Souza, E. F. de, & Carvalho, C. (2024). Escola como Mercadoria do Capital: Emancipação Política para Libertação. Revista Acadêmica GUETO, 2(05). Recuperado de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5060