A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMO BASE E PRINCIPAL INFLUENCIADOR NA CULTURA DO MOVIMENTO DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Autores/as

  • Humberto Nascimento Dias Santos Filho
  • Danielle Bandeira Luz do Amaral Santos

Palabras clave:

Movimento Corporal, Educação, Sociedade Contemporânea

Resumen

O sedentarismo tem sido citado como um dos principais impulsionadores de problemas epidemiológicos de saúde para a sociedade contemporânea. Estímulos dos mais diversos meios de tecnologias e mídias têm impulsionado a população a adotar rotinas e posturas cada vez mais sedentárias, voltadas para um mundo virtual, de forma que o movimento corporal se torna cada vez mais raro, remoto, ratificado pela necessidade do afastamento social e do confinamento impostos pala instalação mundial da pandemia do COVID-19. Este trabalho visa evidenciar as principais contribuições do estímulo à movimentação corporal na infância, especificamente na fase dos dois aos cinco anos, salientando identificar propostas pedagógicas de atividades que venham a contribuir com a formação da cultura corporal do movimento, diminuindo os efeitos do afastamento social e do confinamento imposto pela pandemia, possibilitando, deste modo, um auxílio ao desenvolvimento motor e cognitivo das crianças que compõem esta fase da escolarização formal, além de gerar uma influência positiva no futuro da cultura da movimentação corporal da sociedade contemporânea.

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Citas

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Publicado

2024-12-11

Cómo citar

Santos Filho, H. N. D., & Santos, D. B. L. do A. (2024). A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMO BASE E PRINCIPAL INFLUENCIADOR NA CULTURA DO MOVIMENTO DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. Revista Acadêmica GUETO, 8(17). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5216

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