A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMO BASE E PRINCIPAL INFLUENCIADOR NA CULTURA DO MOVIMENTO DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Humberto Nascimento Dias Santos Filho
  • Danielle Bandeira Luz do Amaral Santos

Palavras-chave:

Movimento Corporal, Educação, Sociedade Contemporânea

Resumo

O sedentarismo tem sido citado como um dos principais impulsionadores de problemas epidemiológicos de saúde para a sociedade contemporânea. Estímulos dos mais diversos meios de tecnologias e mídias têm impulsionado a população a adotar rotinas e posturas cada vez mais sedentárias, voltadas para um mundo virtual, de forma que o movimento corporal se torna cada vez mais raro, remoto, ratificado pela necessidade do afastamento social e do confinamento impostos pala instalação mundial da pandemia do COVID-19. Este trabalho visa evidenciar as principais contribuições do estímulo à movimentação corporal na infância, especificamente na fase dos dois aos cinco anos, salientando identificar propostas pedagógicas de atividades que venham a contribuir com a formação da cultura corporal do movimento, diminuindo os efeitos do afastamento social e do confinamento imposto pela pandemia, possibilitando, deste modo, um auxílio ao desenvolvimento motor e cognitivo das crianças que compõem esta fase da escolarização formal, além de gerar uma influência positiva no futuro da cultura da movimentação corporal da sociedade contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei nº 9394 de dezembro de 1996. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo – SP: Ed. Cortez, 1992. Coleção Magistério 2º Grau – série formação do professor.

DAVIS, Cláudia; OLIVEIRA, Zilma de. Psicologia da educação. São Paulo – SP: Ed. Cortez, 2ª Edição, 1994.

ECKERT, Helen M. Desenvolvimento Motor. São Paulo – SP: Ed. Manole, 3ª Edição, 1993.

GATTI, Bernadete A. Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia. Estudos Avançados, São Paulo – SP, v. 34, n. 100, p. 29-41, dez. 2020.

MAHONEY, Abigail A.; ALMEIDA, Laurinda R. A constituição da pessoa na proposta de Henri Wallon. São Paulo – SP: Ed. Loyola, 3ª Edição, 2003.

OLIVEIRA, Gislene de C. Psicomotricidade: Educação e reeducação num enfoque psicopedagógico. Petrópolis – Rio de Janeiro: 7ª Edição, 1997.

SILVA, Crhistyan Guiulliano de Lara Souza. A educação como Experiência do Corpo em Movimento. Tese de Doutoramento, UFRN, Natal, 2021.

VEER, René Van Der; VALSINER, Jaan. Vygotsky – Uma Síntese. São Paulo – SP, Ed. Loyola, 5ª Edição, 2006.

Downloads

Publicado

2024-12-11

Como Citar

Santos Filho, H. N. D., & Santos, D. B. L. do A. (2024). A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMO BASE E PRINCIPAL INFLUENCIADOR NA CULTURA DO MOVIMENTO DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. Revista Acadêmica GUETO, 8(17). Recuperado de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5216

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.