Prevalência e fatores associados a transtornos mentais comuns em docentes brasileiros: uma revisão sistemática

Autores/as

Palabras clave:

Transtornos Mentais, Professores Escolares, Docentes

Resumen

Os Transtornos Mentais Comuns (TMC) são altamente prevalentes e estão entre os principais problemas de saúde que afetam os docentes, sendo uma importante expressão de sofrimento na categoria. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo descrever a prevalência e os fatores mais comumente associados aos TMC, encontrados em estudos epidemiológicos envolvendo docentes brasileiros. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura através da busca nas bases de dados eletrônicas CAPES, BVS e SCIELO; além da busca manual nas listas de referências dos artigos incluídos. Foram identificados 1.633 artigos na busca eletrônica e 14 na manual. Constituíram a amostra final da pesquisa 12 artigos. Através destes, observou-se que a prevalência de TMC variou de 19,5% a 55,9%, independentemente do nível de ensino e do tipo de instituição. Aspectos laborais e psicossociais do trabalho foram os fatores mais comumente associados ao transtorno. As elevadas taxas de prevalência de TMC em docentes de todos os níveis de ensino revelam um quadro expressivo de sofrimento mental na categoria. A frequente associação com fatores laborais e psicossociais corrobora a importância do trabalho na saúde mental e indica a necessidade de melhoria das condições e organizações do trabalho dos docentes. Espera-se com este estudo alertar a comunidade acadêmica sobre as condições de saúde metal dos docentes e estimular o desenvolvimento de estratégias que visem a promoção da saúde e prevenção de doenças, considerando os impactos negativos que o adoecimento mental dos docentes geram nas instituições de ensino.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ARAÚJO, Tânia Maria de et al. Trabalho docente e sofrimento psíquico: um estudo entre professores de escolas particulares de Salvador, Bahia. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 12, n. 20, p. 485-495, jul./dez., 2003.

ARAÚJO, Tânia Maria de; CARVALHO, Fernando Martins. Condições de trabalho docente e saúde na Bahia: estudos epidemiológicos. Educação e Sociedade, Campinas, v. 30, n. 107, p. 427-449, maio/ago., 2009.

ARAÚJO, Tânia Maria de; GRAÇA, Cláudia Cerqueira; ARAÚJO, Edna. Estresse ocupacional e saúde: contribuições do modelo Demanda-Controle. Ciência e Saúde Coletiva,v. 8, n. 4, p. 991-1003, 2003.

ARAYA, Ricardo; WYNN, Robert; LEWIS, Glyn. Comparison of two self administered psychiatric questionnaires (GHQ-12 and SRQ-20) in primary care in Chile. Social Psychiatry and Psychiatric Epidemiology, v. 27, p. 168-173, 1992.

ASSUNÇÃO, Ada Ávila. Saúde e mal-estar do(a) trabalhador(a) docente. Seminário da rede Latino-Americana de estudos sobre trabalho docente – Redestrado, v. 7, jul., 2008.

BALDAÇARA, Leonardo et al. Common psychiatric symptoms among public school teachers in Palmas, Tocantins, Brazil. An observational cross-sectional study. São Paulo Medical Journal, São Paulo, v. 133, n. 5, p. 435-438, set./out., 2015.

BATISTA, Jaqueline Brito Vidal et al. Transtornos mentais em professores universitários: estudo em um serviço de perícia médica. Revista de pesquisa: cuidado é fundamental, v. 8, n. 2, p. 4538-4548, abr./jun., 2016.

CAMADA, Ilza Mitsuko; ARAÚJO, Tânia Maria de; PORTO, Lauro Antônio. Trabalho docente e saúde mental: a importância do apoio social. Revista Cadernos de Educação, v. 54, p. 81-97, 2016.

CARLOTTO, Mary Sandra; CÂMARA, Sheila Gonçalves. Prevalence and risk factors of common mental disorders among teachers. Journal of work and organizational psychology, v. 31, n. 3, p. 201-206, 2015.

CARLOTTO, Mary Sandra; PALAZZO, Lílian dos Santos. Sindrome de burnout e fatores associados: um estudo epidemiológico com professores. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 22, n. 5, p. 1017-1026, maio, 2006.

CEBALLOS, Albanita Gomes da Costa de; SANTOS, Gustavo Barreto. Fatores associados à dor musculoesquelética em professores: aspectos sociodemográficos, saúde geral e bem-estar no trabalho. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 18, n. 3, p. 702-715, jul./set., 2015.

DELCOR, Núria Serre et al. Condições de trabalho e saúde dos professores da rede particular de ensino de Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 20, n. 1, p. 187-196, jan./fev, 2004.

DIEHL, Liciane; MARIN, Angela Helena. Adoecimento mental em professores brasileiros: revisão sistemática da literatura. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, Londrina, v. 7, n. 2, p. 64-85, dez., 2016.

FERREIRA, Raquel Conceição et al. Transtorno mental e estressores no trabalho entre professores universitários da área da saúde. Trabalho, educação e saúde, Rio de Janeiro, v. 13, s. 1, p. 135-155, 2015.

FIGLIOULO, Danielle Santana da Silva; LIMA, Pedro Olavo de Paula; LAURENTINO, Glória Elizabeth Carneiro. Estresse ocupacional e fadiga em fisioterapeutas que exerciam função de docência em universidades da cidade de Recife/PE. Terapia Manual, v. 9, n. 43, p. 231-237, 2011.

FONSECA, Maria Liana Gesteira; GUIMARÃES, Maria Beatriz Lisboa; VASCONCELOS, Eduardo Mourão. Sofrimento difuso e transtornos mentais comuns: uma revisão bibliográfica. Revista de Atenção Primária à Saúde, v. 11, n. 3, p. 285-294, jul./set., 2008.

FORATTINI, Cristina Damm; LUCENA, Carlos. Adoecimento e sofrimento docente na perspectiva da precarização do trabalho. Laplage em Revista, Sorocaba, v. 1, n. 2, p. 32-47, maio/ago., 2015.

GASPARINI, Sandra Maria; BARRETO, Sandhi Maria; ASSUNÇÃO, Ada Ávila. O professor, as condições de trabalho e os efeitos sobre sua saúde. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 189-199, maio/ago. 2005.

GASPARINI, Sandra Maria; BARRETO, Sandhi Maria; ASSUNÇÃO, Ada Ávila. Prevalência de transtornos mentais comuns em professores da rede municipal de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 22, n. 12, p. 2679-2691, dez., 2006.

GONÇALVES, Daniel Maffasioli; STEIN, Airton Tetelbon; KAPCZINSKI, Flavio. Avaliação de desempenho do Self-Reporting Questionnaire como instrumento de rastreamento psiquiátrico: um estudo comparativo com o Structured Clinical Interview for DSM-IV-TR. Cadernos de Saúde Pública, v. 24, n. 2, p. 380-390, 2008.

JARDIM, Renata; BARRETO, Sandhi Maria; ASSUNÇÃO, Ada Ávila. Condições de trabalho, qualidade de vida e disfonia entre docentes. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 23, n. 10, p. 2439-2461, out., 2007.

LOPES, Claudia; FAERSTEIN, Eduardo; CHOR, Dóra. Eventos de vida produtores de estresse e transtornos mentais comuns: resultados do Estudo Pró-Saúde. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 19, n. 6, p. 1713-1720, nov./dez., 2003.

LUDERMIR, Ana Bernarda; MELO FILHO, Djalma de. Condições de vida e estrutura ocupacional associadas a transtornos mentais comuns. Rev. Saúde Pública, v. 36, n. 2, p. 213-221, 2002.

LYRA, Gabriela Franco Dias et al. A relação entre professores com sofrimento psíquico e crianças escolares com problemas de comportamento. Ciência e Saúde Coletiva, v. 14, n. 2, p. 435-444, 2009.

MARI, Jair de Jesus; WILLIAMS, Paul. A comparison of the validity of two psychiatric screening questionnaires (GHQ-12 and SRQ-20) in Brazil, using Relative Operating Characteristic (ROC) analysis. Psychological Medicine, v. 15, n. 3, p. 651-659, 1985.

MARI, Jair de Jesus; WILLIAMS, Paul. A validity study of a psychiatric screening questionnaire (SRQ-20) in primary care in the city of São Paulo. The British Journal of Psychiatry, v. 148, n. 1, p. 23-26, 1986.

PORTO, Lauro Antonio et al. Associação entre distúrbios psíquicos e aspectos psicossociais do trabalho de professores. Revista de Saúde Pública, v. 40, n. 5, p. 818-826, 2006.

REIS, Eduardo José Farias Borges dos et al. Trabalho e distúrbios psíquicos em professores da rede municipal de Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 21, n. 5, p. 1480-1490, set./out., 2005.

ROCHA, Luise Marques da; SOUZA, Luciano Dias de Mattos. Voice Handicap Index associated with Common Mental Disorders in elementary school teachers. Journal of voice, v. 27, n. 5, p. 595-602, 2013.

SANTOS, Gustavo Barreto. Bem estar e condições de trabalho de professores do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco. 2013. 71 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) – Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Pernambuco, Recife.

SILVA, Luciane Goulart da; SILVA, Marcelo Cozzensa da. Condições de trabalho e saúde de professores pré-escolares da rede pública de ensino de Pelota, RS, Brasil. Ciência e Saúde Coletiva, v. 18, n. 11, p. 3137-3146, nov., 2013.

SOUZA, Carla Lima de et al. Fatores associados a patologias de pregas vocais em professores. Revista de Saúde Pública, v. 45, n. 5, p. 914-921, 2011.

STANSFELD, Stephen; CANDY, Bridget. Psychosocial work environment and mental health: a meta-analytic review. Scandinavian Journal of Work, Environment and Health, v. 32, n. 6, p. 443–462, dez., 2006.

TAVARES, Juliana Petri et al. Distúrbios psíquicos menores em enfermeiros docentes de universidades. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 20, n. 1, jan./fev., 2012.

TAVARES, Juliana Petri et al. Prevalência de distúrbios psíquicos menores em enfermeiros docentes. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, Rio de Janeiro, v. 18, n. 3, p. 407-414, jul./set., 2014.

WORLD HEALTH ORGANIZATION - WHO. Depression and Other Common Mental Disorders: Global Health Estimates. Geneva: World Health Organization. 2017. Disponível em: <http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/254610/1/WHO-MSD-MER-2017.2-eng.pdf?ua=1>. Acesso em: 14 novembro 2017.

Publicado

2024-12-02

Cómo citar

Campos, T. C., & Véras, R. M. (2024). Prevalência e fatores associados a transtornos mentais comuns em docentes brasileiros: uma revisão sistemática. Revista Acadêmica GUETO, 5(12). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5174

Artículos similares

1 2 3 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.