Cenas da Docência Universitária em Municípios Baianos: Diálogos Sobre Formação de Professores e Articulação Ensino Superior/Educação Básica

Autores/as

Palabras clave:

Docência Universitária, Projetos de Pesquisa/Extensão, Empoderamento Docente

Resumen

Este texto articula-se a um programa educacional de governo e a diferentes projetos de pesquisa e de extensão vinculados a cursos de licenciaturas de uma universidade baiana, a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), e intenciona propor uma discussão sobre como os programas governamentais e os projetos universitários têm funcionado nas dinâmicas de conjugação entre o Ensino Superior e a Educação Básica. Também se espera, ao longo do texto, socializar diferentes propostas pedagógicas desenvolvidas no âmbito destas experiências, buscando discutir sobre a relevância, na formação de professores, do contato com professores que atual na Educação Básica. Além disso, espera-se refletir ainda sobre a materialidade da docência no Ensino Superior e seu caráter multidimensional, já que, do docente universitário, exige-se um trabalho indissociável entre pesquisa - ensino - extensão. Ambientados em diferentes municípios da Bahia, os projetos apresentados, Libras em Muitas Mãos, Pibid Classes Multisseriadas, Multisseriação e trabalho docente: diferenças, cotidiano escolar e ritos de passagem e ainda o programa GESTAR (Programa de Gestão da Aprendizagem Escolar), evidenciam a relevância dos trabalhos com programas e projetos de pesquisa, extensão e intervenção para o professor em formação, para o docente universitário e para a comunidade. Por fim, ressalta-se que este artigo emerge do nosso desejo de divulgar experiências exitosas que vem sendo desenvolvidas no âmbito das universidades federais, para ratificar nossa crença de que exercer a docência universitária em tempos adversos e restritivos exige uma postura de resistência, engajamento social e enfrentamento, para além dos discursos teóricos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Promulgada em 5 de Outubro de 1988, Brasília, DF: Senado Federal, 1988, 292 p. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF99_Livro_EC91_2016.pdf?sequence=1>.

BRASIL. Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Paulo Renato Souza, 1996. Disponível em: Acesso em junho de 2012.

____________. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Brasília: Paulo Renato Souza, 2002. Disponível em: Acesso em junho de 2012.

______________. Decreto nº 5626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasleira de Sinais - Libras, e o artigo 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília: Fernando Haddad, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Gestão de Aprendizagem Escolar - GESTAR II. Guia Geral do GESTAR. Brasília: Fundescola / MEC, 2009.

CORALINA, Cora. Meu livro de cordel. 18ª edição, São Paulo: Global, 2013.

FELIPE, Tanya Amara e MONTEIRO, Myrna S. LIBRAS em Contexto: Curso Básico: Livro do Professor Instrutor. Programa Nacional de Apoio à Educação dos surdos, MEC: SEESP, 2001.

LUCARELLI, Elisa (comp.) El asesor pedagógico em la universidad. De la teoria pedagógica a la práctica en la formación. Buenos Aires: Piados, 2000.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA. Resolução nº 003/2014. Dispõe sobre aprovação as normas que disciplinam as atividades de Extensão Universitária no âmbito da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 2014.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA. Resolução nº 003 de 03 de 26 de fevereiro de 2013. Dispõe sobre a aprovação das normas que disciplinam as atividades de Extensão Universitária no âmbito da UFRB. Diponível em: . Acesso em 10 de setembro de 2016.

QUADROS, R. M. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre. Artes Médicas, 1997. SANTANA, Ana Paula. Surdez e linguagem: aspectos e implicações neurolinguísticas. São Paulo: Plexus, 2007.

VEIGA, I. P. A.; SILVA, E. F. da. A multidimensionalidade da docência na educação superior. Revista Diálogo Educacional. Curitiba. v. 12, n. 35, p. 33-50, 2012. Disponível em: Acesso em 03 de julho de 2017.

Publicado

2024-11-25

Cómo citar

Orrico, N. R., Emmanuele Félix dos Santos, & Nascimento, T. M. N. (2024). Cenas da Docência Universitária em Municípios Baianos: Diálogos Sobre Formação de Professores e Articulação Ensino Superior/Educação Básica. Revista Acadêmica GUETO, 4(10). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5113

Artículos similares

1 2 3 4 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.