AS PRÁTICAS AVALIATIVAS COMPARTILHADAS NOS REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DA BAHIA
Palavras-chave:
Avaliação da Aprendizagem, Prática Avaliativa Docente, Repositório InstitucionalResumo
Avaliar faz parte da vida, seja no âmbito pessoal ou profissional, na forma de ver o mundo e de nos colocar nele, todos participamos de processos avaliativos que possuem como objetivo verificar algum resultado, alcançar metas, checar conhecimentos, dentre outros, e, em razão deles, tomam algum tipo de decisão. No contexto educacional, o campo da avaliação pode envolver diferentes dimensões sobre os resultados escolares, políticas institucionais, políticas e programas de avaliação da rede básica e superior. Desta forma, investigar sobre as práticas avaliativas desenvolvidas pelos docentes é colocar em evidência a relevância das ações, modelos, instrumentos, procedimentos e função da avaliação da aprendizagem no contexto educativo. Para dialogar sobre o tema: Sant'Anna (1995); Hoffmann (2002); Moretto (2003); Luckesi (1996); Guba e Lincoln (1989); Gardner (2003), Libâneo (1994). Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as práticas avaliativas compartilhadas nos Repositórios Institucionais (RI) das universidades públicas da Bahia. Para realização desta pesquisa foram utilizadas as características teórico metodológicas da pesquisa bibliográfica e abordagem qualitativa, com finalidade descritiva. Foi identificado aspectos importantes do tratamento dado a avaliação da aprendizagem e ao planejamento escolar.
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