A Iniciação à Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Estágio

Autores/as

Palabras clave:

Estágio Supervisionado, Formação de Professores, Ensino Fundamental

Resumen

O presente trabalho é fruto das vivências no componente curricular Prática Reflexiva na Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Estágio Curricular Supervisionado) do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. O objetivo desta comunicação é trazer, a partir de um relato de experiência, algumas inquietações e discussões acerca do processo de iniciação à docência propiciado pelo estágio. Será relatado o percurso trilhado pelas estagiárias no período em que estiveram inseridas na escola desde contato inicial até o encerramento das atividades, sempre tomando como ancoragem o referencial teórico sobre a docência, estágio e formação de professores que acompanharam e nutriram nossas ações e reflexões em todo nosso percurso formativo enquanto estagiárias. Pretendemos trazer reflexões de cada etapa do estágio (período da observação, co-participação, planejamento, e regência) buscando tensionar o estágio como o "lugar" privilegiado e estratégico nos cursos de Licenciatura de "tornar-se professor"; o lugar para a construção da identidade, saberes docentes e prática profissional. Assim, além de relatarmos nossa experiência esperamos contribuir com futuros estágios através das questões aqui problematizadas. Defendemos que os cursos de licenciatura, em especial o de Pedagogia, devem, a partir de uma diversidade de experiências curriculares caminhar no sentido de proporcionar vivências em qual o estagiários, futuro docente, possa desenvolver sua competência e identidade profissional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

RELATÓRIO DA PRÁTICA DOCENTE EM ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Disponível em: <http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/pedagoga/files/2011/08/RE_Maria_Martins.pdf/>. Acessado em: 20 de Maio 2015.

PRÁTICA NA EDUCAÇÃO. Disponível em: <http://www.partes.com.br/educacao/pratica.asp>. Acessado em: 20 de maio de 2015.

FELTRIN, Gabriel Bertochi; MORAES, Denys Ricardo Ferreira de. A Importância da Educação Física no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. 8ª Mostra acadêmica UNIMEP, Ano 2010.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo. Editora Cortez, 1994.

LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e aprendizagem da profissão docente. Brasília: Liberar Livro, 2012.

PIMENTA, S. G. e LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2004.

Publicado

2024-11-19

Cómo citar

Mota, A. S., Santos, C. dos S. e, & Moura, T. V. (2024). A Iniciação à Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Estágio. Revista Acadêmica GUETO, 3(07). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5092

Artículos similares

1 2 3 4 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.