Estágio: Aprendendo os Saberes da Docência com a Professora Regente

Autores/as

  • Jucelma Brito dos Santos
  • Viviane Borges Souza

Palabras clave:

Estágio, Professora Regente, Saberes Docente

Resumen

A aprendizagem dos saberes-fazeres docente foi possível através do Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB/CFP, desenvolvido na Escola Municipal Dom Florêncio Sisínio Vieira, na cidade de Amargosa/BA, na turma do 1º Ano do Ensino Fundamental. O Estágio é a oportunidade para que nós, futuras professoras, viivenciarmos no dia a dia a teoria, exercitando também a ação-reflexão-ação, absorvendo melhor os conhecimentos, podendo refletir sobre seu campo de trabalho e assim promover a articulação entre Universidade e comunidade externa. O presente artigo discute a experiência do estágio por meio da descrição e análise. Por se tratar de um trabalho reflexivo, é fundamentado nos teóricos por meio de textos, revista e anais. Tendo como objetivo relatar todas as etapas: planejamento, observação, coparticipação e regência, além de buscar refletir sobre o mesmo. A experiência mostra que o trabalho em conjunto, a dedicação e a responsabilidade é que torna possível a superação dos desafios e o êxito nesta etapa da formação docente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BRASIL. Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia. Brasília: MEC, 2005.

PIMENTA, S. G. Formação de professores - Saberes da docência e identidade do professor. R. Fac. Educ., São Paulo, v. 22, n. 2, p. 72-89, jul/dez, 1996.

PIMENTA, S. G. Questões sobre a organização do trabalho na escola. Ideias, São Paulo, v. 16, p. 78-83, 1993. Disponível em: <http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_16_p078-083_c.pdf>. Acesso em: 27 maio 2015.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Polesis - Volume 3, Números 3 e 4, pp. 5-24, 2005/2006.

SANTOS, B. R. L.; SILVA, P. M.; DIAS, A. F. Relato da experiência do estágio supervisionado na educação infantil. In: Semana de Pedagogia, V., 2012, Jequié. Anais... Universidade Estadual do Sudeste da Bahia. Jequié, 2012. Disponível em: <http://www.uesb.br/eventos/semanapedagogia/anais/53CO.pdf>. Acesso em: 27 maio 2015.

SILVA, I. T.; PAIVA, A. B.; MAGALHÃES, C. A experiência do estágio na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: primeiros apontamentos. Revista Eletrônica Pro-docência/UEL. Edição Nº 4, Vol., 1, jul-dez, 2013. ISSN 2318-0013- Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/prodocenciafope>. Acesso em: 27 maio 2015.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Tradução de Francisco Pereira. Petrópolis: Vozes, Ed. 7, 2002.

Publicado

2024-11-18

Cómo citar

Santos, J. B. dos, & Souza, V. B. (2024). Estágio: Aprendendo os Saberes da Docência com a Professora Regente. Revista Acadêmica GUETO, 2(05). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5072

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.