As concepções de corpo na contemporaneidade e as relações étnicos-raciais

Autores/as

  • Esdras Oliveira Souza
  • Manoel Alves de Araujo Neto

Palabras clave:

Capitalismo, Corpo, Contemporaneidade

Resumen

O referido texto tem a proposta de discutir a estética do corpo dentro dos moldes da contemporaneidade, visando um dialogo entre às áreas de conhecimentos filosóficos e da Educação Física. A partir do então serão discutidos os conceitos de corpo belo e feio, que são impostos pela sociedade em diferentes contextos sociais e a influência do capitalismo nas relações sociais, bem como a sua interferência na própria relação do indivíduo com o corpo, onde o mesmo, atrelado a uma estética narcisista, é retificado sob uma posição subalterna durante o processo coisificação. Traçando uma linha de pensamento que perpassa o pensamento filosófico e a Educação Física, discute-se como o capitalismo aliena os indivíduos da sociedade contemporânea a buscar padrões de beleza e estética voltados para o consumo. Esses padrões também servem para disseminar uma ideologia eurocêntrica e elitista, onde o corpo negro é visto com desprezo e símbolo da imperfeição humana. Ao tempo em que, os não-negros são tidos como exemplos de perfeição corporal a serem seguidos. Para tanto, este estudo será norteado com base nos estudos realizados por Silva (2009), Gonçalves e Azevedo (2008), Marx e Foucault. Sendo assim, este estudo apontará o capitalismo como ditador dos modelos estéticos da indústria cultural, pois o corpo é adestrado para se adequar as tendências sociais, que exigem uma perfeição e padronização do mesmo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BAPTISTA, Tadeu João Ribeiro. Da disciplina do corpo e educação física: notas para entender algumas relações sociais. Revista Pensar a Prática. Goiânia V. 15, Nº 4, Out/Dez 2012 P. 1061-1075.

FOUCAULT, Michael. Vigiar e Punir.

GONÇALVES, Andréia Santos; AZEVEDO, Aldo Antonio de. O corpo na contemporaneidade: A Educação Física pode Ressignificá-lo? Maringá. Ed.: Rev. da Educação Física/UEM. V. 19, N. 1, 2008, P. 119-130.

MARX, Karl. O capital.

RODRIGUES, Rogério. O desafio do homem massa nas práticas corporais esportivas: Uma relação de Amor e de Ódio. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 27, n. 1, p. 153-165, set. 2005.

Publicado

2024-11-13

Cómo citar

Souza, E. O., & Neto, M. A. de A. (2024). As concepções de corpo na contemporaneidade e as relações étnicos-raciais. Revista Acadêmica GUETO, 1(01). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5044