The Femame Body: A Medial Construction

Authors

  • Rosemeire Cerqueira da Silva dos Santos

Keywords:

Mídia, Beleza Feminina, Indústria de Beleza Artificial

Abstract

A mídia, em sentido amplo e distinto é o espaço, onde, atualmente, se constrói padrões e estereótipos de beleza estabelecendo assim, um modo de ser e de se viver em busca do corpo ideal. Este artigo busca fazer uma reflexão de como é construído e imposto o ideal de beleza feminino através dos vários padrões de beleza criados e divulgados pela mídia. A partir da reflexão sobre os padrões de beleza apresentados pelas mídias, inclusive as digitais, aprofundou-se as discussões sobre o culto ao corpo perfeito e a imposição ao público feminino de um padrão de beleza plastificado e artificial. Observou-se que, nessa exibição exacerbada do "ideal do corpo perfeito" há um discurso de ideologia machista e mercantilista que utiliza-se de um ideário de beleza perfeita e alcançável para atingir seu público maior, as mulheres, que influenciadas pelos meios mediáticos se rendem a beleza vendida. 

Downloads

Download data is not yet available.

References

ARAUJO, Castilhos de Denise. Corpo feminino: construção da mídia? Revista digital, Bienos Aires, n. 120, Maio, 2008. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/>. Acesso em: 05 de Jan. 2015.

CALABRESI, Carlos Augusto Mota. Com que corpo eu vou? A beleza e a performance na construção do corpo midiático. Dissertação de mestrado. Instituto de Biociências do Campus de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista. São Paulo. Rio Claro, 2004.

COBRA, Marcos. Sexo & Marketing. São Paulo. cobra Editora & Marketing, 2002.

COLLING, Ana Maria. tempos diferentes, discursos iguais: a construção do corpo feminino na história. UFGD, 2014.

GITLIN, T. Mídias sem limite: como a torrente de imagens e sons domina nossas vidas. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira, 2003.

GOLDENBERG, M. & RAMOS, M. S. A civilização das formas: O corpo como valor. In: GOLDENBERG, M. Nu e Vestido: dez antropólogos revelam a cultura do corpo carioca. Rio de Janeiro: Record, 2002, p. 19-40.

LIPOVETSKY, G. A terceira mulher: Permanência e revolução do feminino. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 2003.

SANTAELLA, L. Cultura das mídias. São Paulo: Experimento, 1996.

SOARES, Carmem (org.) Corpo e história. Campinas: Autores Associados, 2001.

Published

2024-11-14

How to Cite

Santos, R. C. da S. dos. (2024). The Femame Body: A Medial Construction. Revista Acadêmica GUETO, 2(04). Retrieved from https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5053