The Femame Body: A Medial Construction
Keywords:
Mídia, Beleza Feminina, Indústria de Beleza ArtificialAbstract
A mídia, em sentido amplo e distinto é o espaço, onde, atualmente, se constrói padrões e estereótipos de beleza estabelecendo assim, um modo de ser e de se viver em busca do corpo ideal. Este artigo busca fazer uma reflexão de como é construído e imposto o ideal de beleza feminino através dos vários padrões de beleza criados e divulgados pela mídia. A partir da reflexão sobre os padrões de beleza apresentados pelas mídias, inclusive as digitais, aprofundou-se as discussões sobre o culto ao corpo perfeito e a imposição ao público feminino de um padrão de beleza plastificado e artificial. Observou-se que, nessa exibição exacerbada do "ideal do corpo perfeito" há um discurso de ideologia machista e mercantilista que utiliza-se de um ideário de beleza perfeita e alcançável para atingir seu público maior, as mulheres, que influenciadas pelos meios mediáticos se rendem a beleza vendida.
Downloads
References
ARAUJO, Castilhos de Denise. Corpo feminino: construção da mídia? Revista digital, Bienos Aires, n. 120, Maio, 2008. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/>. Acesso em: 05 de Jan. 2015.
CALABRESI, Carlos Augusto Mota. Com que corpo eu vou? A beleza e a performance na construção do corpo midiático. Dissertação de mestrado. Instituto de Biociências do Campus de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista. São Paulo. Rio Claro, 2004.
COBRA, Marcos. Sexo & Marketing. São Paulo. cobra Editora & Marketing, 2002.
COLLING, Ana Maria. tempos diferentes, discursos iguais: a construção do corpo feminino na história. UFGD, 2014.
GITLIN, T. Mídias sem limite: como a torrente de imagens e sons domina nossas vidas. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira, 2003.
GOLDENBERG, M. & RAMOS, M. S. A civilização das formas: O corpo como valor. In: GOLDENBERG, M. Nu e Vestido: dez antropólogos revelam a cultura do corpo carioca. Rio de Janeiro: Record, 2002, p. 19-40.
LIPOVETSKY, G. A terceira mulher: Permanência e revolução do feminino. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 2003.
SANTAELLA, L. Cultura das mídias. São Paulo: Experimento, 1996.
SOARES, Carmem (org.) Corpo e história. Campinas: Autores Associados, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Acadêmica GUETO
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.