A interculturalidade na formação: a experiência do Bacharelado interdisciplinar em Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

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Palavras-chave:

Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, Formação em Saúde, Formação Decolonial

Resumo

A educação superior no Brasil é marcada pela fragmentação do conhecimento, evidenciada pelo modelo biomédico dos cursos de Saúde. Fomentado pelo Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI/2007), o Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) emergiu na UFRB como uma proposta inovadora de formação integrada em ciclos. Localiza-se em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano, região cuja construção histórica deu-se desde a colonização brasileira. Trata-se de um estudo de base secundária a partir da análise dos pressupostos descritos no projeto pedagógico do curso com objetivo de identificar elementos decoloniais na matriz curricular. Os elementos identificados foram: a interdisciplinaridade (I), a flexibilização curricular (FC), o território do recôncavo como espaço de aprendizagem e a ecologia de saberes. A FC traduziu-se pela relação horizontal e dialógica entre educando-educador, formação pautada no desenvolvimento de competências éticas, políticas, humanísticas e científicas. A interdisciplinaridade evidenciou-se na organização curricular integrada em módulos que articulam conhecimentos e na aprendizagem onde ocorre o protagonismo discente. Os espaços curriculares de interconhecimento, desenvolvidos em comunidades, visavam promover abertura e integração de saberes e a desconstrução epistemológica do modelo colonial biomédico-cartesiano. Conclui-se que o modelo curricular estudado pode potencializar o desenvolvimento da criticidade e sensibilidade à realidade sócio-cultural e econômica. Consideramos importante a socialização desta proposta de formação em saúde, devido a importância de difundirmos experiências que agreguem princípios que permitam a inclusão/permanência com respeito à diversidade cultural dos educandos e das comunidades/indivíduos.

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Publicado

2024-12-02

Como Citar

Silva, D. O. M. da, Santos, D. A. dos, Nery, F. K. P., Costa Filho, A. A. da, & Santana, L. A. A. (2024). A interculturalidade na formação: a experiência do Bacharelado interdisciplinar em Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Revista Acadêmica GUETO, 5(12). Recuperado de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5175

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