Processo de apropriação da realidade: aprendizagem em ato

Autores

Palavras-chave:

Educação Permanente, Aprendizagem, Práticas Interdisciplinares

Resumo

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em uma tendência contrária ao modelo hegemônico de formação em saúde e alinhada com movimento da “Universidade Nova” implantou o curso de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS), em 2009, no Centro de Ciências da Saúde (CCS). Nesse bojo, com o objetivo precípuo de articular, a partir de vivências em comunidade, o conteúdo teórico e prático trabalhados em cada semestre do curso instituiu-se um módulo transversal denominado “Processo de Apropriação da Realidade (PAR)”. O objetivo do trabalho foi a partir da análise documental, descrever a importância da aprendizagem em ato para formação em saúde. A proposta analisada estrutura-se a partir da interação de múltiplos conhecimentos. Inicia-se como reconhecimento dos conhecimentos dos educandos, em sala de aula, até a troca de saberes advinda das atividades desenvolvidas conjuntamente com as comunidades. O estudo e debate da aprendizagem em ato de forma decolonial são de extrema importância para o reconhecimento das lacunas sociais e o papel da educação no processo de exclusão ou inclusão. Entendendo o PAR, como um componente curricular integrador de diversos saberes e pautado na dialogicidade, este módulo apresentou-se como um elemento curricular desafiador para discentes, docentes e comunidades. E é de suma importância para o processo de quebra e (re)construção de paradigmas.

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Publicado

2024-12-02

Como Citar

Filho, A. A. da C., Silva, D. O. M. D., Santos, D. C. D., Ramos, A. M. D. S., & Santana, L. A. A. (2024). Processo de apropriação da realidade: aprendizagem em ato. Revista Acadêmica GUETO, 5(12). Recuperado de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5171

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