As mãos, o coração, o mundo: O excesso e a intensidade na poesia de Carlos Drummond de Andrade
Resumen
Neste artigo é estudada a forma como, na poesia de Drummond, se tece uma rede em torno das mãos, do coração e do mundo. É feita uma análise sobre a forma como o conceito de excesso se manifesta na sua obra em relação com a figuração do eu e do mundo.
No final deste artigo é estudada ainda a ideia de “canto esponjoso” e a reflexividade em torno da poesia e da perceção.
Descargas
Citas
AMARAL, Ana Luísa. Arder a palavra e outros incêndios. Lisboa: Relógio D’Água, 2017.
ANDRADE, Eugénio de. Poesia. Porto: Fundação Eugénio de Andrade, 2000.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Reunião: 10 livros de poesia, introdução de António Houaiss. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1978.
ANDRADE, Carlos Drummond. Poesia Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2004.
BATAILLE, Georges. El Erotismo. México: Tusquets. 2008.
CAMPOS, Álvaro de. Obra completa. Lisboa: Tinta da China, 2014.
CALVINO, Italo. Six memos for the next millenium: The Charles Eliot Norton Lectures 1985-1986. Vintage Books: New York, 1993.
CANETTI, Elias. The conscience of words. New York: The Seabury Press, 1979.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dictionary of Symbols. London; New York: Penguim Books, 1996.
LIMA, Luiz Costa. Lira e antilira: Mário, Drummond, Cabral. Rio de Janeiro: Topbooks, 1995.
NAVA, Luís Miguel. Ensaios reunidos. Lisboa: Assírio & Alvim, 2004.
SILVESTRI, Leonor. El don de creer. Buenos Aires: Germinal, 2009.
VILLAÇA, Alcides. Passos de Drummond. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
VASCONCELOS, Ricardo. Campo de relâmpagos: leituras do excesso na poesia de Luís Miguel Nava. Lisboa: Assírio & Alvim, 2009.
WIZNIK, José Miguel. Maquinação do mundo: Drummond e a mineração. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.