v. 2 n. 1 (2024): ESTUDOS LINGUÍSTICOS - VOLUME 2

A Comissão Editorial da Revista Paraguaçu: Estudos Linguísticos e Literários tem o prazer de publicar mais um número dedicado aos Estudos Linguísticos. Após um pequeno hiato que serviu de oportunidade para uma renovação da equipe que torna este trabalho possível, a revista retorna, agora explorando novas águas e possibilidades de diálogos e convergências com pares espalhados por diferentes universidades do país.
Assim, com textos que atravessam temas de grande interesse de entusiastas dos estudos linguísticos, discursivos e aplicados, você será apresentado(a) a um conjunto de artigos que problematizam a linguagem em suas múltiplas facetas. Tais manuscritos foram selecionados após um intenso processo de avaliação que contou com a colaboração não só de especialistas que formam a nossa comissão científica, mas também de pareceristas ad hoc que contribuíram com a manutenção da qualidade dos textos publicados em nossa revista.
Dessa vez e depois de alguns anos da publicação de um número dedicado aos Estudos Linguísticos e de outro aos Literários, a Paraguaçu apresenta a primeira etapa de um novo volume, buscando, assim, se firmar como uma importante ferramenta de divulgação do conhecimento científico na área de Letras. Nesse sentido, você, caro(a) leitor(a), será levado pelas águas do Paraguaçu até estudos que exploram múltiplas perspectivas teórico-metodológicas, dentre elas, o gerativismo, funcionalismo, sociolinguística, análises do discurso e a linguística aplicada, o que reforça o nosso entendimento de que o estudo da linguagem demanda uma profusão de vozes e pontos de vista.
Face ao exposto, é com orgulho do trabalho realizado até aqui que a Equipe Editorial da Revista Paraguaçu convida você a mergulhar na leitura dos textos que compõem este número, na esperança de que essa imersão mantenha o nosso desejo de estudar, discutir e problematizar a linguagem sempre em fluxo.
Diogo Oliveira do Espírito Santo
Editor-chefe
Comissão Editorial
(Imagem - Ilustração na Toca do Garimpeiro, em Igatu, Bahia)