VARIAÇÃO NO USO DE PRONOMES-OBJETO DE SEGUNDA PESSOA NA FALA DE ESTUDANTES ITABAIANENSES

Autores/as

  • Andréia Silva Araujo Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Damiana Karina Vieira Borges Universidade Federal de Sergipe

Palabras clave:

Pronomes objetos; Variação; Segunda pessoa.

Resumen

No português brasileiro, o processo de reorganização do sistema pronominal acarretou alterações nos usos dos pronomes-sujeito e dos pronomes-objeto. Neste trabalho, apresentamos um estudo da variação dos pronomes objetos de 2ªPO do singular (te, lhe, (prep.+) você e categoria vazia) na fala de estudantes itabaianenses. Para isso, utilizamos um corpus constituído por 54 entrevistas sociolinguísticas realizadas com estudantes da Universidade Federal de Sergipe, Campus Prof. Alberto Carvalho, Itabaiana/SE. Controlamos variáveis linguística-discursivas (tipo de objeto, paralelismo, tipo de discurso, tipo de assunto) e sociais (sexo e período do curso dos estudantes). Os resultados evidenciaram que a variante mais utilizada pelos estudantes foi o pronome lexical você acompanhado de preposição para preencher a função de objeto na oração, em seguida o uso das formas te e lhe. Os condicionamentos tanto linguísticos/discursivos quanto sociais mostraram certa estabilidade, refutando nossa hipótese de que a variação presente nos pronomes objetos de 2ªPO poderia funcionar como marcador dialetal. 

Palavras-Chave: Pronomes objetos; Variação; Segunda pessoa.

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Biografía del autor/a

Andréia Silva Araujo, Universidade Estadual de Santa Cruz

Professora de Língua Portuguesa e Linguística do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Doutoranda em Letras pela Universidade Federal de Sergipe. Mestre em Letras pela Universidade Federal de Sergipe na área de concentração de Estudos Linguísticos

Damiana Karina Vieira Borges, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Letras - Português pela Universidade Federal de Sergipe, Campus Prof. Alberto Carvalho, Itabaiana/SE. Atualmente é bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica

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Publicado

2021-08-23