A Sociolinguística e o ensino de Língua Portuguesa

as reflexões e os desafios

Autores/as

  • Antonio Marcos de Almeida Ribeiro Universidade Estadual de Feira de Santana

Palabras clave:

Sociolinguística. Ensino de Língua Portuguesa. Linguagem. Variação

Resumen

O presente trabalho propõe reflexões alinhando perspectivas sobre o ensino de Língua Portuguesa e Sociolinguística, elucidando como a educação escolar trata o ensino e a variação linguística. Objetiva, assim, apresentar algumas reflexões teóricas sobre as implicações que recaem nas relações entre Sociolinguística e ensino de Língua Portuguesa na educação básica. Este trabalho foi desenvolvido a partir de estudo bibliográfico de teóricos como Faraco (2008), Beline (2004), Althusser (1970), dentre outros. Os PCNs referentes à Língua Portuguesa também foram consultados, pois tratam da prática pedagógica nas escolas e a toda operacionalização em torno da educação básica, sendo um instrumento de apoio às discussões pedagógicas norteadoras dos planejamentos e da prática educativa. O legado da Sociolinguística à educação está no sentido de trazer aportes teóricos sobre a noção de variação em comunidades de fala. Ajuda a repensar as políticas públicas referentes ao ensino de Língua Portuguesa, apontando caminhos de mudanças para um melhor retrato do ensino no Brasil.

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALTHUSSER, Louis. Ideologia e Aparelhos Ideológicos de Estado. 3ª edição. Rio de Janeiro: Editorial Presença/Martins Fontes, 1970.

BELINE, Ronald. A variação linguística. In: FIORIN, José Luiz (Org.). Introdução à Linguística: I Objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2004. p. 121-140.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola, 2008.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Nós cheguemos na escola, e agora? Sociolingüística & Educação. São Paulo: Parábola, 2005.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa. (ensino de 5ª a 8ª série). Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1997.

CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Breve gramática do português contemporâneo. Lisboa: João Sá de Costa, 2006.

FARACO, Carlos Alberto. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

OLIVEIRA, Mariangela Rita de; WILSON, Victória. Linguística e ensino. In: MARTELLOTA, Mário (Org.). Manual de linguística. São Paulo: Contexto, 2015. p. 235-242.

Publicado

2021-08-23